A Boehringer Ingelheim Saúde Animal comemora o Dia Mundial do Leite, nesta terça-feira (1/6), com mensagens de agradecimento ao agronegócio brasileiro por fornecer um alimento tão importante na vida das pessoas. A empresa faz parte dessa cadeia de produção ao disponibilizar no mercado medicamentos e soluções que evitam enfermidades e melhoram a produtividade na pecuária leiteira.
“Para nós, é um prazer imenso fazer parte da cadeia de produção de alimentos à base de proteína animal que são tão importantes para a saúde de bilhões de pessoas no mundo”, afirma Nivaldo Grando, diretor da área de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim. “Não é à toa, que guiamos a nossa atuação sob o conceito de ‘One Health’, ou ‘Saúde Única’, pois acreditamos que animais saudáveis são fundamentais para a manutenção de humanos saudáveis, já que coexistimos no mesmo ambiente e dependemos uns dos outros”, diz.
O leite, além de acessível a boa parte da população mundial, é um alimento altamente nutritivo, pois é rico em proteínas, cálcio, fósforo, sódio, potássio e vitaminas. Além disso, em sua versão integral, também é rico em vitaminas A e D. Para termos à nossa mesa um produto com essa qualidade, é necessário que os animais recebam em vida os tratamentos adequados que garantam bem-estar e produtividade. A mastite, por exemplo, é uma das enfermidades mais comuns que afetam a pecuária leiteira. De acordo com estudos¹, um caso clínico de mastite bovina pode custar até US﹩ 444, e os casos subclínicos, sem sintomas aparentes, podem resultar em outras perdas.
O controle parasitário também é fundamental para a produtividade do rebanho, mesmo que as infecções por parasitas sejam normalmente subclínicas. No entanto, eles ainda podem impactar negativamente a produção de leite, ganho de peso e taxas de concepção. O tratamento contra parasitas gastrointestinais aumenta a produtividade diária de leite em quase 1 kg².
Linha +Leite
A Boehringer Ingelheim Saúde Animal dispõe da linha +Leite, com foco no bem-estar animal e na saúde humana por parte dos consumidores. Pensando na qualidade do leite e no aumento da produtividade, a companhia destaca a importância dos cuidados com os animais, como o uso racional de antibióticos e soluções de saúde animal mais adequadas para cada etapa do ciclo produtivo.
Os produtos que compõem a linha +Leite são:
• Metacam® 20mg/mL solução injetável que, em combinação com a terapia antibiótica, atua para tratamento da mastite, uma inflamação na glândula mamária que causa queda brusca de produtividade e alterações na qualidade do leite;
• Mamyzin S®, terapia que oferece proteção adequada durante todo o período seco, prevenindo e tratando infecções intramamárias;
• JVac®, vacina que previne mastites ambientais contra bactérias do gênero coliformes;
• Ememast Selante, selante intramamário que previne infecções durante o período seco;
• Ubrolexin®, potente antibiótico intramamário indicado para o tratamento de mastites em vacas em lactação.
Referências
1. Rollin E, Dhuyvetter KC, Overton MW. The cost of clinical mastitis in the first 30 days of lactation: An economic modeling tool. Prev Vet Med. 2015 Dec 1;122(3):257-64. doi: 10.1016/j.prevetmed.2015.11.006. Epub 2015 Nov 7. PMID: 26596651.2.Nødtvedt A, Dohoo I, Sanchez J, Conboy G, DesCôteaux L, Keefe G. Increase in milk yield following eprinomectin treatment at calving in pastured dairy cattle. Vet Parasitol. 2002;105:191-206
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feedfood.
LEIA TAMBÉM:
Contínua valorização do milho afeta pecuaristas
Ourofino abre inscrições para programa de estágio
SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa