in

Boehringer fala sobre segurança alimentar e bem-estar animal

Dia Mundial do Leite é comemorado no dia de hoje, terça-feira (01)

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal comemora o Dia Mundial do Leite, nesta terça-feira (1/6), com mensagens de agradecimento ao agronegócio brasileiro por fornecer um alimento tão importante na vida das pessoas. A empresa faz parte dessa cadeia de produção ao disponibilizar no mercado medicamentos e soluções que evitam enfermidades e melhoram a produtividade na pecuária leiteira.

“Para nós, é um prazer imenso fazer parte da cadeia de produção de alimentos à base de proteína animal que são tão importantes para a saúde de bilhões de pessoas no mundo”, afirma Nivaldo Grando, diretor da área de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim. “Não é à toa, que guiamos a nossa atuação sob o conceito de ‘One Health’, ou ‘Saúde Única’, pois acreditamos que animais saudáveis são fundamentais para a manutenção de humanos saudáveis, já que coexistimos no mesmo ambiente e dependemos uns dos outros”, diz.

O leite, além de acessível a boa parte da população mundial, é um alimento altamente nutritivo, pois é rico em proteínas, cálcio, fósforo, sódio, potássio e vitaminas. Além disso, em sua versão integral, também é rico em vitaminas A e D. Para termos à nossa mesa um produto com essa qualidade, é necessário que os animais recebam em vida os tratamentos adequados que garantam bem-estar e produtividade. A mastite, por exemplo, é uma das enfermidades mais comuns que afetam a pecuária leiteira. De acordo com estudos¹, um caso clínico de mastite bovina pode custar até US﹩ 444, e os casos subclínicos, sem sintomas aparentes, podem resultar em outras perdas.

O controle parasitário também é fundamental para a produtividade do rebanho, mesmo que as infecções por parasitas sejam normalmente subclínicas. No entanto, eles ainda podem impactar negativamente a produção de leite, ganho de peso e taxas de concepção. O tratamento contra parasitas gastrointestinais aumenta a produtividade diária de leite em quase 1 kg².

Linha +Leite

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal dispõe da linha +Leite, com foco no bem-estar animal e na saúde humana por parte dos consumidores. Pensando na qualidade do leite e no aumento da produtividade, a companhia destaca a importância dos cuidados com os animais, como o uso racional de antibióticos e soluções de saúde animal mais adequadas para cada etapa do ciclo produtivo.

Os produtos que compõem a linha +Leite são:

• Metacam® 20mg/mL solução injetável que, em combinação com a terapia antibiótica, atua para tratamento da mastite, uma inflamação na glândula mamária que causa queda brusca de produtividade e alterações na qualidade do leite;

• Mamyzin S®, terapia que oferece proteção adequada durante todo o período seco, prevenindo e tratando infecções intramamárias;

• JVac®, vacina que previne mastites ambientais contra bactérias do gênero coliformes;

• Ememast Selante, selante intramamário que previne infecções durante o período seco;

• Ubrolexin®, potente antibiótico intramamário indicado para o tratamento de mastites em vacas em lactação.

Referências

1. Rollin E, Dhuyvetter KC, Overton MW. The cost of clinical mastitis in the first 30 days of lactation: An economic modeling tool. Prev Vet Med. 2015 Dec 1;122(3):257-64. doi: 10.1016/j.prevetmed.2015.11.006. Epub 2015 Nov 7. PMID: 26596651.2.Nødtvedt A, Dohoo I, Sanchez J, Conboy G, DesCôteaux L, Keefe G. Increase in milk yield following eprinomectin treatment at calving in pastured dairy cattle. Vet Parasitol. 2002;105:191-206

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feedfood.

LEIA TAMBÉM:

Contínua valorização do milho afeta pecuaristas

Ourofino abre inscrições para programa de estágio

SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa

ovo

Com disponibilidade, preços dos ovos caem

Ceva destaca ações preventivas para laringotraqueíte