Em prol do fomento tecnológico e informativo no agro, cidade de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, recebeu piloto de tecnologia de internet 5G, na sexta-feira (25). Projeto tem como objetivo ofertar suporte a testagem e prototipagem de produtos e serviços por empresas, startups e academia.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), “o uso de máquinas autônomas no campo, como pulverizadores que identificam sozinhos quais pontos devem receber os produtos, só é possível a partir de conexão de internet de alta performance”.
Para isso, a antena de transmissão 5G foi instalada no Centro Universitário Facens e faz parte das ações piloto para a entrada em vigor da tecnologia no Brasil. A inauguração do projeto piloto contou com a presença da ministra da agricultura, Tereza Cristina e presidente da República, Jair Bolsonaro.
“Acabamos de assistir uma demonstração do que é a agricultura moderna, agricultura de precisão e sustentável que esse País já faz e que vai fazer ainda mais quando tivermos uma conectividade democratizada no nosso país”, destacou a ministra Tereza Cristina ao citar que apenas 23% do espaço agrícola brasileiro possui algum nível de cobertura por internet.
Vale ressaltar que, a conexão em 5G permite maior produtividade e reforça o papel do Brasil como protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção. Projeto em Sorocaba dará suporte a testagem e prototipagem de produtos e serviços por empresas, startups e academia, incluindo aplicações para inovação no agronegócio. Instalada pelas empresas Ericsson e Claro, a antena tem serviço de transmissão em alta velocidade a partir de geração pela própria estrutura. É o chamado 5G “pura” ou standalone.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Contínua valorização do milho afeta pecuaristas
SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa