Ao entender a importância da tecnologia na produção de proteína animal, BRF explica utilização de inteligência artificial na predição de peso médio de abate de frangos. Ferramenta tem como foco animais do tipo griller (galeto) – exportados para países do Oriente Médio e comercializados por faixas que variam entre 900 e 1100 gramas.
Segundo a companhia, a iniciativa faz parte da Jornada de Transformação Digital e, também, contempla Inteligência Cognitiva, Internet of Things (IoT) e Advanced Analytics, para gerar insights e trabalhar, cada vez mais, sob orientação de dados.
Com a pesagem mais assertiva dos frangos via algoritmos de Machine Learning e estatística avançada, a BRF pontua entender um dos maiores desafios da indústria, que é produzir proteína de frango com melhor custo-benefício entre tempo de alojamento e momento de abate.
Para isso, a solução combina o uso de tecnologias como Internet of Things (IoT), Machine Learning e algoritmos, construindo uma base de informações inteligente que permite a previsão do peso de abate, com geração de valor para toda a cadeia produtiva.
A ferramenta envolve gestão tecnológica da coleta, armazenamento, processamento e tratativa dos dados em meio a integrações, conexões, coletas manuais e automáticas por dispositivos. Somado a isto, há, também, o trabalho de compreensão de fontes, construção de bases de dados, métodos e técnicas analíticas aplicadas na tratativa dos dados para garantir qualidade e alta confiabilidade.
De acordo com o diretor de Tecnologia e Transformação Digital da companhia, Antonio Cesco, ela está cada vez mais fazendo o uso da inteligência artificial e modelos preditivos na cadeia de valor para fortalecer a cultura focada em dados. “Trabalhar sob orientação de dados para tomada de decisões traz bons resultados no que tange à produção de frangos, provendo maior inteligência aos processos e agregando valor à toda a cadeia produtiva da Companhia”, afirma.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Indicador de Preços da Tilápia chega em nova região
Copa do mundo: 70% do frango consumido no Catar é brasileiro