Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Iniciativa do governo certifica sustentabilidade de produtos e serviços

Programa tem como objetivo aumentar a sustentabilidade nas cadeias produtivas, ampliando a competitividade no mercado interno e exterior
feedfood

Com uma iniciativa direcionada para a certificação de produtos e serviços de origem sustentável, o governo brasileiro instituiu o Programa Selo Verde Brasil, visando promover as práticas ambientais responsáveis e incentivar a adoção de processos produtivos que respeitem o meio ambiente.

A implementação do selo deve assegurar que os consumidores identifiquem facilmente as opções que construíram para a sustentabilidade por meio do Decreto 12.063.  Com isso, o País passa a contar com uma estratégia nacional de normalização e certificação de produtos e serviços que cumpram os requisitos.

Segundo o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, a iniciativa acompanha a tendência mundial de qualificação de produtos e serviços atendendo a critérios sociais e ambientais: “Estamos reforçando nosso compromisso com o fomento à economia verde, um dos pilares da Nova Indústria Brasil”, afirmou. 

Ainda de acordo com Alckmin, é fundamental preparar tanto o mercado nacional quanto o internacional para as crescentes exigências da transformação ecológica, trabalhando na consolidação de uma cultura de consumo que valorize produtos e serviços sustentáveis.

Para Geraldo Alckmin, a iniciativa acompanha a tendência mundial de qualificação de produtos e serviços atendendo a critérios sociais e ambientais (Foto: reprodução)

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade dos produtos e serviços brasileiros, aumentar a sustentabilidade nas cadeias produtivas e ampliar a competitividade desses produtos no mercado interno e exterior.

O Selo Verde Brasil será voluntário e poderá ser obtido para produtos que atendam aos critérios de sustentabilidade socioambiental definidos em norma técnica elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os critérios a serem incluídos estão a rastreabilidade da produção, pegadas de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética.

A certificação do será concedida por certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Estudo destaca crescimento de granjas tecnificadas de suínos no Brasil

Congresso das Mulheres vai reforçar potencial feminino em 2024

Quais são os fatores que afetam a qualidade do ovo?

Patrocinado
Patrocinado