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Indicador de Conectividade Rural deve revolucionar o desenvolvimento no campo

Lançado pela Associação ConectarAGRO, o ICR é uma ferramenta que visa medir e melhorar a qualidade das conexões de internet nas áreas rurais
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A Associação ConectarAGRO, reconhecendo a importância da conectividade para impulsionar a produtividade e a inovação no campo, lançou o Indicador de Conectividade Rural (ICR), uma ferramenta que visa medir e melhorar a qualidade das conexões de internet nas áreas rurais.

O ICR, desenvolvido por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), contribui na identificação de regiões que necessitam de investimentos em conectividade e impulsionamento no desenvolvimento socioeconômico.

Segundo a presidente da ConectarAGRO, Paola Campiello, com o ICR, pode-se esperar não apenas mensurar, mas também catalisar melhorias significativas na conectividade rural, capacitando agricultores e comunidades para prosperarem na era digital.

“Estamos entusiasmados em lançar o Indicador de Conectividade Rural como uma ferramenta fundamental para impulsionar o desenvolvimento no campo brasileiro”, celebrou Paola.

Foto: reprodução
O ICR contribui na identificação de regiões que necessitam de investimentos em conectividade e impulsionamento no desenvolvimento socioeconômico (Foto: reprodução)

Utilizando metodologias científicas baseadas na técnica de Processos Hierárquicos Analíticos (AHP), o ICR une diferentes critérios que compõem a demanda por conectividade rural, incluindo aspectos de produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura, oferecendo uma visão ampla da infraestrutura e serviços de telecomunicações disponíveis em cada município do Brasil.

O ICR ainda, diferente de outros índices de conectividade, se concentra exclusivamente na mensuração da conectividade das áreas rurais, possibilitando uma avaliação precisa e detalhada das necessidades de cada região, fundamentadas em bases de dados públicos disponibilizados.

A ferramenta pode servir para orientar políticas públicas e investimentos privados, proporcionando diversos benefícios ao agronegócio brasileiro, como, por exemplo, além de informações e tecnologias agrícolas avançadas, comunicação e acesso a serviços essenciais de saúde e educação, oportunidades de mercado através do comércio digital e resiliência às adversidades climáticas e econômicas.

Fonte: ConectarAGRO, adaptado pela equipe FeedFood.

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