Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite e proporcionar melhores condições para os produtores enfrentarem os desafios do mercado, o governo do estado de Goiás anunciou medidas favoráveis ao produtor.
Durante o encontro realizado na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), mais de mil produtores rurais se reuniram para acompanhar os comunicados do governador Ronaldo Caiado.
Na ocasião, a qual contou com a participação de diversas autoridades e da diretoria da entidade, Ronaldo foi sensível às pontuações da federação, e apresentou medidas para o fortalecimento da cadeia leiteira goiana.
“Está sendo realizada uma entrega efetiva através do Projeto de Lei (PL) que o governador Ronaldo Caiado vai sancionar”, celebrou o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner, na abertura do encontro.
De acordo com o presidente, o PL, modelo o qual deve ser replicado por todo o País, mostra que o estado está um passo à frente buscando o equilíbrio para que todos produtores de leite tenham dignidade e respeito entre os elos da cadeia.
Em seguida foi sancionada a determinação que alterou a Lei do Programa Produzir, vedando o incentivo fiscal do programa mencionado para empresas que importarem leite e derivados.
Dois decretos ainda foram assinados, regulamentando a Lei do Produzir e a Lei do Programa do Pró-Goiás, e uma Instrução Normativa, em conjunto com a secretária de Economia, retirando os benefícios fiscais para traders e atacadistas que importarem produtos de leite e derivados.
O FCO Leite, linha de crédito disponível para os pecuaristas do estado com juros mais baratos e prazos mais alongados, também está entre as outras medidas para conter as importações de leite e derivados, que têm prejudicado os produtores.
Já o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) recebeu destaque pelo direcionamento de recursos para a aquisição de leite e derivados das empresas e produtores goianos.
Fonte: Sistema Senar, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
16 estados e o Distrito Federal são declarados livres da febre aftosa
Preço do suíno permanece estável após ajustes de 2023
Primeiro transplante de rim suíno em paciente humano é concluído