A Missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na África além de fortalecer as relações comerciais, tem como objetivo promover o desenvolvimento agrícola e pecuário no continente, visando o crescimento econômico, a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental.
A iniciativa foi solicitada inicialmente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enviou para a primeira comitiva com representantes do MAPA para União Africana, junto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Na ocasião, coordenada pelo secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, entre os dias 07 e 13 de abril, a missão buscou a ampliação das exportações brasileiras para o país africano, como também a produção agrícola por meio da cooperação e transferências de tecnologias.
Pelas Províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Sul, foram realizadas reuniões estratégicas com autoridades do governo. A comitiva também visitou locais como fazendas de produção de grãos, suínos, aves e pecuária de corte, empresas de máquinas e insumos, entre outros.
Ainda em 2024, ao longo do ano, outras missões serão realizadas no continente africano pelo MAPA, passando por Etiópia, Nigéria e Argélia.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Instituições firmam parceria em prol da sustentabilidade
Primeiro trimestre registra volume histórico no abate de bovinos
Mantiqueira analisa e projeta expectativas para o mercado de ovos