Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Governo brasileiro evidência produtividade do setor leiteiro

Segundo Carlos Fávaro, o Brasil pode se tornar um grande player mundial na produção de leite
feedfood

O leite é um alimento essencial devido ao seu elevado valor nutricional, ele contribui significativamente para a saúde óssea, o desenvolvimento muscular e o funcionamento adequado do sistema imunológico, por ser rico em proteínas de alta qualidade, como vitaminas  A, D e B12, e minerais como cálcio e fósforo.

Com isso, a importância do setor no Brasil é evidenciada pelos números que permeiam a cadeia produtiva. Atualmente, o leite é produzido em cerca de 99% das cidades brasileiras, com produção de mais de 35 bilhões de litros/ano. 

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, o Brasil que já é campeão na produção de soja, na exportação de soja, algodão, carne bovina, carne suína, e pode se tornar também um grande player mundial na produção de leite: “Temos que ter dedicação para fazer isso acontecer”, afirmou.

Foto: reprodução
“Temos que ter dedicação para fazer isso acontecer”, relatou Carlos Fávaro sobre tornar a produção de leite um grande player no cenário mundial (Foto: reprodução)

Neste cenário, o MAPA trabalha por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) para garantir que os produtos oriundos do leite cheguem seguro até a mesa dos consumidores.

Uma das ações é o Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL), constituído pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) por meio do Decreto nº 9.013/2017 e pelas Instruções Normativas nº 76 e nº 77 ambas de 2018. 

O programa tem como objetivo garantir a melhora da qualidade do leite no País, a segurança alimentar e agregar valor aos produtos lácteos. O Riispoa, por sua vez, estabelece que a inspeção do leite e dos derivados deve abranger desde a saúde do rebanho e a obtenção da matéria-prima, até a análise, seleção e expedição do produto.

Contudo, na comparação entre os anos de 2023 e 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou um crescimento de 604,02 milhões de litros de leite em nível nacional, relacionado ao aumento no volume captado em 19 das 26 Unidades da Federação participantes da Pesquisa Trimestral do Leite.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Clana 2024: um marco para a sustentabilidade e inovação no setor

SP envia corpo técnico para recomposição das áreas de produção agrícola do RS

“Enorme impacto”: veja o que dizem associações sobre a MP que aumenta carga tributária do agro