in

Filipinas retiram embargo ao frango brasileiro

Exportações haviam sido paralisadas em agosto, após a suposta detecção de Covid-19 nas embalagens

Foto: reprodução

A  retirada total do embargo imposto pelas autoridades sanitárias das Filipinas à carne de frango do Brasil foi confirmada por meio de um  memorando emitido esta semana pelo Departamento de Agricultura do país asiático.

Com a mudança, a  Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)  espera que o nível das vendas para o mercado filipino retome patamares equivalentes ao registrado antes da suspensão, já que era considerado  um dos principais destinos do produto brasileiro na Ásia. 

No ranking geral, estava entre os 12 principais importadores, para onde foram enviadas cerca de 2% do total exportado pelo Brasil no primeiro semestre deste ano (43,8 mil toneladas).

“O Brasil prestou todos os esclarecimentos e demonstramos a confiabilidade do produto brasileiro, e que barreiras sem fundamento técnico científico, sem qualquer esclarecimento e demonstrações, não são bases para um embargo.  A reabertura demonstra a confiança do mercado filipino na qualidade e no status sanitário na avicultura do Brasil”, avalia Santin, exaltando a ação liderada pela Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pela Embaixada Brasileira em Manila e pelo Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores.

A suspensão das vendas ocorreu na segunda quinzena de agosto, após a suposta detecção de traços de Covid-19 na embalagem de um produto, em um município chinês. À época, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou que não há qualquer evidência científica de que produtos sejam transmissores do vírus.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.

Agro deve se atentar ao uso de biogás

Apex-Brasil realiza planejamento para a aquicultura