ARTIGO

Conteúdo

Farmabase celebra 30 anos de expertise em saúde animal

Pioneirismo norteia a história percorrida pela companhia no setor
feedfood

Natalia Ponse | natalia@dc7comunica.com.br

Há 30 anos, nascia em Campinas (SP) um marco na indústria da saúde animal: a Farmabase Saúde Animal. Fundada por visionários como Paulo Machado, a empresa trilhou um caminho de sucesso, focando desde o início no desenvolvimento de soluções inovadoras para a avicultura e suinocultura industrial. Hoje, com três décadas de experiência, a Farmabase é reconhecida por sua dedicação em oferecer produtos de qualidade e acessibilidade, sempre priorizando a saúde, bem-estar e performance dos animais. Essa trajetória é marcada pela busca incessante em fazer o certo – não o fácil –, estabelecendo-se como pioneira em sua indústria. 

“Fomos a primeira empresa farmacêutica veterinária a disponibilizar, lote a lote, um certificado de qualidade atestando a exata pureza de tudo que nossos clientes adquiriam; buscamos uma certificação GMP em território brasileiro; desenvolvemos produtos à base de princípios ativos que não existiam no Brasil; entre tantas outras ações”, conta o CEO da companhia, Vítor Franceschini. 

E para celebrar o marco das três décadas, a 24ª edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura, realizada em Chapecó (SC) entre os dias 9 e 11 de abril, receberá uma série de ações especiais. Para a palestra de abertura, a companhia levará o ex-ministro da Economia, Dr. Paulo Guedes, para falar sobre o cenário macroeconômico no Brasil.  

Com longa trajetória no setor financeiro e atuação como Ministro da Economia do país, Paulo Guedes é  uma figura-chave na economia brasileira. Ele liderou reformas e implementou políticas econômicas  cruciais para o Brasil. Pioneiro em MBA’s Executivos no Brasil, fundou a rede K-12 Abril Educação, o Banco Pactual (maior  banco de investimentos do Brasil) e o JGP Hedge. Foi presidente, fundador e CEO da BR Investimentos  (posteriormente Bozano Investimentos, atual Crescera Private Equity, especialista em Educação e  Saúde). 

Na visão de Vítor Franceschini, “não existem atalhos para se tornar referência em algo” (Foto: divulgação)

Vítor Franceschini ainda evidencia outra ação comemorativa. “A Farmabase celebrará seu aniversário de 30 anos com iniciativas que reforçam suas estratégias. Entre elas, está o lançamento de um produto único no mercado de aves”, revela o CEO, acrescentando: “O SBSA é um evento que apoiamos há bastante tempo e uma das principais referências técnicas no setor da avicultura industrial. Por ter uma participação altamente qualificada, buscamos sempre estar presentes como apoiadores e não foi diferente na edição de 2024. Não teria melhor ocasião para comunicarmos o lançamento, senão em Chapecó”. Acompanhe o Portal FeedFood e nossas redes sociais para descobrir a novidade.

De acordo com o executivo, ainda estão no planejamento dos 30 anos a construção da linha de fabricação de produtos injetáveis mais moderna do mercado veterinário brasileiro; ampliação de sua capacidade de abastecimento com um novo centro logístico no nordeste e mais de 10 mil m² em seu centro operacional de SP; ampliação da capacidade produtiva; entre outros destaques.

Referência em saúde animal

Desde 2002, a Farmabase fez sua residência na cidade de Jaguariúna, onde todo seu backoffice e produção se encontram. Ao longo dos anos, porém, lançou seus braços em outras localidades. No Brasil, com sete centros de distribuição, sendo o maior e central na cidade de Santo Antônio da Posse (SP), e outros seis em diferentes estados do país. “Além disso, ampliamos nossa atuação em outros países, tendo hoje subsidiárias na Argentina, Paraguai, Colômbia, República Dominicana e México”, insere Vítor.

Atualmente, qualquer produto da marca pode ter cada um de seus componentes rastreados desde seus fornecedores até os clientes finais. Este amplo programa de monitoria de qualidade e auditoria de seus fornecedores segue os guidelines das principais agências e farmacopeias que regulam o setor. O CEO afirma que ter o controle de cada componente que entra ou sai da Farmabase “é fundamental para quem, como nós, pretende vender não apenas eficácia, mas segurança e tranquilidade àqueles que estão à frente da produção de alimentos à base de proteína animal”.

Dentre os inúmeros exemplos de produtos inovadores da Farmabase ao longo destas três décadas, muitos se tornaram referência para sanitaristas de suínos e aves. Vítor cita o caso do Farmaxilin® 50 ou o Farmadox® 50, referências em amoxicilina e doxiciclina, respectivamente, via oral para aves e suínos. 

“Mas, talvez, um grande representante de nossa estratégia tenha sido, por exemplo, o Hi-bac®, produto à base de tilmicosina para uso via ração em suínos e aves”, acrescenta o executivo, explicando: “Na ocasião do lançamento, essa ferramenta, altamente eficaz para o tratamento de doenças respiratórias, praticamente não era utilizada a campo dado seu elevado custo. Apoiada em uma estratégia de maiores volumes e alta escala, tornamos a tilmicosina uma ferramenta realmente disponível para aqueles que decidem pela saúde dos suínos por meio do Hi-bac®, sendo ele hoje a referência do mercado. Mais recentemente, e na mesma linha do Hi-bac® tivemos o lançamento do Treoxin® em suínos”. A novidade da companhia, no SBSA, também promete ficar marcada na história.

Celebração de três décadas ganhou selo comemorativo e programação de ações e lançamentos ao longo do ano (Foto: divulgação)

“É parte central da missão da Farmabase tornar acessíveis as melhores ferramentas de saúde, bem-estar animal e performance para aves e suínos. Por isso, no centro de todas nossas estratégias está o desenvolvimento de novos produtos”, pontua o CEO. Com uma equipe multidisciplinar de mais 20 pessoas apenas focadas no desenvolvimento de novas tecnologias, a companhia apoiou seus projetos em ferramentas que agregam em performance no campo, de forma mais acessível ao que havia disponível antes de cada lançamento. 

“Atualmente, a Farmabase conta com o maior portfólio de soluções terapêuticas curativas e preventivas para avicultura e suinocultura. São dezenas de produtos que, diariamente, promovem a sustentabilidade na produção na sua forma mais real, ou seja, permite que empresas produzam mais proteína animal consumindo o mínimo possível de recursos do meio ambiente”, define Vítor e adiciona: “Sem dúvida, a empresa teve papel preponderante em tornar a saúde de suínos e aves mais acessível para o mercado e, consequentemente, garantindo, além da performance e sustentabilidade na produção, um alimento ao final mais barato e competitivo”.

E parte dessa estratégia engloba o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Tudo  voltado à criação de ferramentas atualizadas, inovadoras, eficazes e acessíveis para problemas reais da produção de suínos e aves.

“Entre os inúmeros lançamentos que fizemos nesse sentido, além do Hi-bac®, destaco também o Rovax® via oral; ou então a nova linha de produtos injetáveis para tratamentos individuais, cujo carro-chefe é o Treoxin® que fornece um tratamento completo de mais de 14 dias com apenas uma única aplicação”, afirma Franceschini. 

Cada novo desenvolvimento vem acompanhado de inúmeros testes, explica o CEO, para que ao final as formulações sejam realmente capazes de entregar a efetividade esperada a campo. “Um exemplo disso é o produto Farmaflor Solução®, cujo princípio ativo é o florfenicol e que se constitui no produto para uso via água de bebida mais solúvel e estável do mercado. Diferente de seus competidores, a Farmabase desenvolveu uma formulação exclusiva e patenteada que assegura máxima solubilidade e disponibilidade após sua diluição em água, ao contrário das demais opções de mercado, as quais cristalizam ou precipitam no momento de sua aplicação”, insere.

Excelência ontem, hoje e amanhã

Para ser uma referência em saúde e performance em aves e suínos, é fundamental que as ações da companhia estejam sempre apoiadas na busca por novos produtos, processos e tecnologias. Por isso, além de tudo aquilo que já foi mencionado, a Farmabase busca esse pioneirismo também em seus processos produtivos, de controle e garantia da qualidade. 

“Temos uma capacidade analítica instalada ampla e altamente tecnificada para atender aos requerimentos mais restritivos do mercado. Somos capazes não apenas de controlar e assegurar a qualidade do que produzimos e desenvolvemos, como também de monitorar no campo a forma como nosso produto está performando”

Vítor Franceschini

E parte dessa responsabilidade envolve, além de um atendimento mais direto – o qual garante maior foco e competitividade –, o auxílio às empresas nas melhores práticas de saúde a campo. Há quase 20 anos, criamos o Programa de Atualização Técnica Farmabase (PAT); e, há mais de uma década, foi criado o programa Feed Control, que desde então vem auxiliando as empresas a certificarem suas fábricas de ração/premix junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para uso de produtos terapêuticos. “Desde seu início, mais de uma centena de fábricas já passou pelo Feed Control e pudemos garantir uma produção de suínos e aves mais saudável e produtiva”, conta.

Na visão de Vítor Franceschini, “não existem atalhos para se tornar referência em algo”: “Ao longo de 30 anos, dos quais pude participar de 20, a Farmabase nunca hesitou em decidir pelo que era o certo a ser feito, independente do esforço de tempo ou capital que essa decisão pudesse exigir. Nunca pautamos nossas decisões por resultados de curto prazo. Continuaremos trilhando nosso caminho nos próximos anos apoiados nessas mesmas premissas”.

Por isso, a Farmabase, com um olhar para o futuro, apoia sua estratégia de crescimento em três pilares importantes: novos produtos para aves e suínos; novos territórios; e novas espécies. Desta forma, está em foco nas próximas páginas desta história a ampliação do portfólio em novas categorias nas quais a companhia não atua no momento. 

“Sendo assim, estamos trabalhando fortemente em um robusto pipeline de novos produtos, em linha com o que há de mais atual do ponto de vista regulatório. Além disso, a Farmabase fortalecerá sua posição em outros países produtores de aves e suínos. Com funcionários próprios presentes na Argentina, Colômbia, México e Rússia, bem como uma rede de distribuidores em outros países, pretendemos aumentar nossa participação em outras regiões, replicando o modelo de trabalho que desenvolvemos aqui no Brasil ao longo dos últimos anos”, finaliza o CEO.

LEIA TAMBÉM:

Assinatura eletrônica em certificação de produtos animais é adotada

Investimento chinês deve auxiliar na conservação ambiental da pecuária

Preço do leite ao produtor segue em alta pelo quarto mês consecutivo