Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Preço do leite ao produtor segue em alta

Tendência é de que as cotações do leite cru continuem crescendo
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

O preço do leite ao produtor registrou avanço pelo quarto mês consecutivo em fevereiro, conforme informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

A tendência de crescimento oferece alívio aos produtores, após enfrentarem por desafios significativos nos últimos anos, e traz uma perspectiva positiva para o setor em um futuro próximo.

A alta registrada no segundo mês de 2024 foi de 3,8%, chegando a R$2,2347/litro na “Média Brasil” do Cepea. Embora, apesar do aumento, a média tenha ficado 21,6% abaixo da registrada em fevereiro de 2023.

Segundo os pesquisadores do Cepea, o movimento altista no campo, iniciado em novembro do ano passado, se deu devido à menor produção no campo e do acirramento da disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores.

Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de fevereiro/2024) (Foto: divulgação)

Entre janeiro e fevereiro, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea caiu 3,35%, acumulando baixa de 5,2% no primeiro bimestre deste ano. A queda reflete o clima, mas sobretudo às margens espremidas nos últimos meses, as quais ocasionaram a redução de investimentos dos pecuaristas.

De acordo com os agentes, a expectativa do mercado é de que as cotações do leite cru continuem em elevação nos próximos meses. No entanto, o movimento pode ser limitado pelo consumo e pelas importações.

Em fevereiro, o consumo de derivados na fase final da cadeia permaneceu instável, apresentando sensibilidade aos aumentos de preços. Neste cenário, os laticínios têm tido dificuldades em repassar a valorização da matéria-prima na negociação com os canais de distribuição.

Já as importações de lácteos, ainda que tenham apresentado queda nos últimos dois meses, continuam somando volumes expressivos, pressionando as cotações no mercado doméstico.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Projeto para controle de javalis é aprovado no Rio Grande do Sul

Genética: O Pilar SUSTENTÁVEL da Produção Animal por Laís Grigoletto

Sindirações expande o quadro de associados com três novas empresas