Em comparação com o primeiro semestre de 2021, as exportações da piscicultura brasileira do mesmo período de 2022 apresentaram crescimento de 100%, como mostra o Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, realizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). Ao todo, foram US$ 14,3 milhões em vendas externas e 4.931 toneladas.
Como explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o crescimento, em valor, é resultado da venda de produtos piscícolas de maior valor agregado, como os filés congelados, com alta de mais de 500% em valor e toneladas.
“O crescimento exponencial das exportações brasileiras ocorre por diversos fatores, como a desburocratização, a evolução no manejo, a melhoria genética e tecnificação do cultivo de peixes. Assim como a profissionalização da cadeia produtiva e o crescimento de crédito de fomento para atividade”, destaca a Secretaria de Pesca e Aquicultura do MAPA.
Os principais destinos das exportações da piscicultura foram Estados Unidos, maior comprador; seguido pelo Canadá e pela Líbia.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
MAPA aponta dicas para compra de pescados