A alimentação representa o maior fator de custo na produção de proteína animal e o monitoramento e análise das matérias-primas recebidas para a formulação de rações são indispensáveis para uma dieta precisa, que atenda às necessidades nutricionais adequadas.
Para atender este desafio, a Evonik apresenta o AMINODat 6.1, uma base de dados que se mantém atualizada e inclui dados sobre a composição nutricional de mais de 278 mil amostras de ingredientes de ração de todo o mundo e mais de 13.000.000 de resultados analíticos.
“A área de Nutrição Animal vem conduzindo análises de matérias-primas há décadas e fornece suporte aos seus clientes por meio do processamento dos dados. É a maior e mais abrangente fonte de dados nutricionais disponível no mercado, sendo fundamental para a produção de animais de forma saudável, eficiente e que ao mesmo tempo preserve os recursos naturais”, destaca a Coordenadora de Serviços Analíticos, Valeska Passarelo.
A plataforma fornece perfis nutricionais, equações de regressão, coeficientes de digestibilidade e recomendações de aminoácidos atualizados para suínos e aves.
Mais conhecimento, maior precisão
Usando a funcionalidade “Avaliação da Dieta” em combinação com 90 recomendações de aminoácidos específicas para espécies e fases, prontas para uso, é possível determinar facilmente se o teor de aminoácidos de uma dieta atende às necessidades do animal e se o perfil de aminoácidos está equilibrado.
As recomendações de aminoácidos estão baseadas nos mais recentes desenvolvimentos científicos e abrangem, por exemplo, glicina equivalente para frangos de corte. Além do perfil de aminoácidos, a ferramenta ainda disponibiliza perfil de ácidos graxos, análises proximais, minerais, energia e diversos outros parâmetros de qualidade.
Cuidadosamente coletadas pela equipe global da Evonik, as amostras que compõem o banco de dados passam por análises químicas úmidas de acordo com métodos de padrão internacional, seguidas por uma avaliação completa realizada por uma equipe de especialistas.
Mais informações sobre o AMINODat 6.1 estão disponíveis no site oficial.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
MAPA aponta dicas para compra de pescados