MERCADO

Conteúdo

Evento online abordará riscos climáticos

feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

A fim de debater riscos climáticos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), promoverá no dia 24 de novembro às 14:30, o primeiro webinar do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O evento acontecerá online através do canal do youtube da ENAGRO

A reunião tem o objetivo de disseminar as informações sobre o Zarc, apresentando a forma como o estudo é realizado, desde a coleta de dados climatológicos, metodologia/modelagem agrícola, validação externa dos resultados. Também será apresentado os meios de divulgação dos dados: aplicativo Zarc Plantio Certo e o painel de indicação de riscos, além dos normativos relacionados ao Zarc e aplicação nos programas e políticas públicas. 

O evento contará com a participação de especialistas do Mapa e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Será aberto a todos os interessados, tendo como público alvo: profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica.  

Zarc 

O Zarc foi criado para minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, permitindo que cada município identifique a melhor época de semeadura das culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. 

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Os estudos de Zarc estão disponíveis para todas Unidades da Federação e já contemplam mais de 40 culturas, divididas entre espécies de ciclo anual e permanente. Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

Aplicativo Plantio Certo

O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos: iOs e Android. Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. 

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”

Webinar Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Para participar do evento, basta acessar no dia e horário agendados no canal do youtube da Enagro – https://www.youtube.com/watch?v=JYrusoC3PFo

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada