Camila Santos I [email protected]
Dando continuidade a programação de eventos da Ekoa Life Sciences, empresa de biotecnologia, especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de bioinsumos para os setores agrícola e da saúde animal e humana, promove até amanhã, 16 de outubro, um encontro técnico com foco em biotecnologia aplicada à saúde e nutrição de monogástricos, em Campinas (SP).
Reunindo pesquisadores e profissionais de destaque dos setores de aves e suínos, o evento discute, até esta quarta-feira os resultados de experimentos e novas abordagens na área de nutrição animal. Fernando Silveira, diretor de P&D da Ekoa, destacou a relevância dos microrganismos no equilíbrio da microbiota intestinal e o impacto positivo na saúde animal. “A definição tradicional de probióticos é que eles são micro-organismos vivos que atuam beneficamente no organismo do animal, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal, impactando diretamente a saúde, nutrição básica e o bem-estar animal”, disse Fernando, que também compartilhou os desafios e sucessos obtidos no registro de novos produtos biotecnológicos.
Na parte da tarde, a relevância da biotecnologia para a nutrição animal será reforçada na apresentação do professor Douglas Emygdio, da USP Pirassununga, que falará sobre os últimos resultados de experimentos com frangos de corte, seguido pela palestra do professor Paulo Levi, da Unioeste, que vai compartilhar os avanços em experimentos com matrizes suínas em lactação, contribuindo para a melhoria da produtividade e saúde animal. Ambos estudos são resultados dos produtos Ekoa no campo.
Douglas Scheunemann, CEO da Ekoa, ressaltou a importância da pesquisa no desenvolvimento dos produtos. “Aqui, não houve cortes. Tudo o que foi solicitado, foi atendido. Isso é pesquisa, desenvolvimento e produção, que é o coração do nosso negócio. A gente deu autonomia ao Fernando e seu time, porque sabemos da competência deles e queremos que os nossos resultados sejam vistos por todos, não guardados em uma caixinha”, disse.
O evento também contou com debates sobre a aplicação prática dos resultados na produção animal, discutindo os desafios e as soluções encontradas na área. A troca de experiências entre os participantes foi enriquecedora, consolidando o papel da biotecnologia como uma ferramenta essencial para o futuro da nutrição e saúde animal.
LEIA TAMBÉM:
Exportações agropecuárias batem recorde em setembro
Reordenamento de parques aquícolas em SC aumenta a produtividade
Wesley Batista pede flexibilidade para crescimento do Brasil