Diogo Ciasulli | diogo@dc7comunica.com.br
Reunindo 2.221 expositores de 51 países que apresentam o que há de mais avançado em soluções para o setor, a EuroTier 2024, feira Internacional para Profissionais da Pecuária, realizada entre os dias 12 e 15 de novembro, em Hannover (Alemanha), trouxe para o centro das discussões temas para as cadeias de valor da produção animal, desde matérias-primas e equipamentos até processamento e distribuição, numa plataforma volta- da a impulsionar o setor globalmente.
Considerada uma plataforma de referência internacional para a criação de animais, a sustentabilidade teve protagonismo nas discussões. Na cerimônia de abertura do evento, o presidente da Sociedade Agrícola Alemã (DGL), que é a organizadora da EuroTier, Hubertus Paetow, enfatizou a importância da sustentabilidade como eixo central das estratégias futuras da pecuária, que deve aliar eficiência e responsabilidade ambiental. “Para termos criação de animais no futuro, temos que modernizar nossos processos para torna-los cada vez mais eficientes e economicamente bem-sucedidos. E todos vocês estão exatamente no lugar certo para isso”, afirmou em seu discurso.
“Devemos desenvolver e testar sistemas viáveis para avaliação climática operacional dentro da indústria o mais rápido possível” – Hubertus Paetow, Presidente da Sociedade Agrícola Alemã (DGL)
De acordo com ele, enquanto o consumo de produtos de origem animal diminui em economias desenvolvidas, como Europa e América do Norte, mercados emergentes como China, Índia e América do Sul registram aumentos significativos. “Atender a essa demanda global de forma sustentável requer que a Europa desempenhe um papel ativo. Não há razão para consumir menos alimentos, ao contrário, precisamos contribuir para que consumidores tenham acesso a produtos animais sustentáveis”, explicou.
O presidente também fez um apelo para que o setor pecuário avance em soluções próprias para avaliação climática e proteção ambiental, destacando que essa é uma responsabilidade fundamental da indústria. “Devemos desenvolver e testar sistemas viáveis para avaliação climática operacional dentro da indústria o mais rápido possível”, alertou, incentivando os participantes a utilizarem a EuroTier como um espaço de discussão e colaboração para essas iniciativas.
LEIA NA REVISTA FEEDFOOD:
Feicorte se firma como o epicentro da pecuária brasileira
Como a pecuária está transformando sua relação com o meio ambiente