BOVINOCULTURA

Conteúdo

Estudo destaca gestão, tecnologia e sustentabilidade como pilares do avanço da pecuária

Levantamento aponta desafios relacionados às emissões de carbono e à dificuldade de acesso à tecnologia pelos pequenos produtores
feedfood

Um estudo inédito realizado pela AgroVen, rede de inovação no agronegócio, e pela MIT Sloan Management Review Brasil revelou os principais desafios e oportunidades para a pecuária brasileira. O levantamento, que envolveu produtores, startups e especialistas, abordou três pilares essenciais: gestão, tecnologia e sustentabilidade, incluindo práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) e bem-estar animal.

Entre os participantes do estudo estão Anderson Fernandes, da Fazenda União do Brasil, Gabriel Cid, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Joanita Maestri Karoleski, do Fundo JBS pela Amazônia, Marta Giannichi, da MyCarbon/Minerva, e Teresa Vendramini, da Fazenda Jacutinga. De acordo com o estudo, embora grandes players da pecuária bovina estejam na vanguarda da gestão, uma grande parcela dos produtores ainda opera de forma extensiva, com baixa adoção de tecnologia e pouca capacidade para gerenciar riscos. Foram indicadas como áreas prioritárias de melhoria o uso de ferramentas digitais, proatividade ecossistêmica e educação contínua.

Um dos destaques do estudo é a rastreabilidade, apontada como uma das maiores demandas do setor, tanto por exigências de compliance quanto pelo crescente interesse do consumidor pela origem dos produtos. Soluções como o sistema SafeBeef da iRancho têm ajudado produtores a adotar práticas sustentáveis, como na Fazenda União do Brasil. “Estamos implantando as tecnologias aos poucos, como chips eletrônicos e softwares de gerenciamento de rebanho”, explica Anderson Fernandes. A pesquisa também destacou avanços genéticos, que têm gerado animais mais resistentes e produtivos, fortalecendo a liderança do Brasil no mercado global de carne bovina.

Pesquisa também destacou avanços genéticos, que têm gerado animais mais resistentes e produtivos (Foto: Reprodução)

Apesar das inovações, o estudo aponta desafios relacionados às emissões de carbono e à dificuldade de acesso à tecnologia pelos pequenos produtores. Soluções como aditivos para reduzir o metano emitido pelo gado e iniciativas para recuperar áreas degradadas são citadas como caminhos viáveis. Além disso, ações como o cooperativismo, a assistência técnica e a ampliação de acesso a crédito e tecnologias são consideradas essenciais para integrar mais produtores ao avanço sustentável da cadeia pecuária.

Fonte: Agroven, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Artigo: Aonde queremos chegar com a comunicação no agronegócio

Um time apaixonado por potencializar resultados

Entrevista exclusiva: Aurora Coop – Transparência em cada etapa