Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Estado de São Paulo incentiva produção integrada com ILPF

Conceito está sendo difundido, tecnologia foi estabelecida e existe capacitação técnica
feedfood

A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo está empenhada em promover a adoção do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como uma estratégia para o desenvolvimento sustentável da agricultura no estado. 

A ILPF é um sistema de produção baseada em tecnologias sustentáveis, proporcionando diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos tanto para a propriedade que a adota quanto para a região.

Neste cenário, visando expandir o sistema produtivo no estado de São Paulo, a Secretaria se reuniu com representantes da associação Rede ILPF e da empresa de tecnologia agrícola Syngenta no dia 04 de abril,

“Precisamos disseminar as práticas da ILPF por toda a região da unidade escolhida, levando uma transformação agrícola e econômica para o estado. Para isso, podemos escolher uma propriedade em cada região administrativa, criando um programa”, avaliou o secretário Executivo de Agricultura, Edson Fernandes.

Foto: reprodução
ILPF é um sistema de produção baseado em tecnologias sustentáveis (Foto: reprodução)

Já para o diretor da Rede ILPF, Francisco Matturro, é necessário estabelecer uma unidade de referência tecnológica. O objetivo, de acordo com ele, é que, em conjunto com a SAA, as parcerias formadas para realizar a ILPF adotem unidades pequenas, médias e grandes de referência em hectares.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) também esteve presente no encontro. Segundo o coordenador da CATI, Ricardo Pereira, o conceito está sendo difundido, a tecnologia foi estabelecida e já existe capacitação técnica para aplicação do modelo. 

“Vamos definir quantas propriedades no estado adotarão a ILPF, cada uma com custos, rentabilidades e velocidades diferentes. É possível integrar, também, diversos programas da Secretaria, como a recuperação de pastagem degradada e o Solo + Fértil”, pontuou Ricardo.

A Rede ILPF defende que o estado de SP aproveite a extensão territorial, as linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), a capacitação técnica dos extensionistas e a estrutura agropecuária para se tornar pioneiro nacionalmente, consolidando a ILPF em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Irrigação de pastagens contribui para maior produtividade por área

Variedade da carne suína ganha destaque na 12ª edição da SNCS

SBSA abordará avanço na avicultura com indicadores de bem-estar animal

Patrocinado
Patrocinado