Toledo, a cidade com o maior plantel de suínos do Brasil, será o centro das discussões sobre o futuro da suinocultura nos próximos dias. Nos dias 12 e 13 de março, o Green Hall receberá o XIX Encontro Regional Abraves-PR, evento técnico voltado para profissionais, pesquisadores e empresas do setor. O evento, que contará com uma programação robusta, tem como tema “Inovação e Competitividade: desafios da Suinocultura 2025. Um olhar diferente sobre as ferramentas disponíveis”, abordando as tendências e soluções para a cadeia produtiva da suinocultura.
Com o setor suinícola representando 40% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Toledo, que abriga cerca de 900 mil suínos, segundo dados do IBGE, o evento se torna ainda mais relevante para a região. A Associação Regional dos Suinocultores do Oeste (Assuinoeste) destaca a importância da inovação para a competitividade da suinocultura local e nacional.

Durante o encontro, serão realizados quatro painéis técnicos com temas relevantes para o setor. As discussões incluirão tópicos como “Mercado e Política”, que analisará o impacto das perspectivas econômicas no mercado de grãos e carnes, e “Diagnóstico e Saúde dos Plantéis”, com foco nas técnicas modernas de diagnóstico e controle de doenças respiratórias. Outras discussões abordarão as melhorias no manejo ambiental e instalações, além de estratégias para otimizar os resultados reprodutivos na suinocultura.
Com a presença de médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas e produtores de suínos, o evento promete ser um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os diversos atores da cadeia produtiva. A programação do XIX Encontro Regional Abraves-PR oferece a oportunidade de debater temas atuais e identificar soluções práticas que possam ser aplicadas no campo para garantir o avanço e sustentabilidade da suinocultura.
Fonte: Abraves-PR, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM
Abraves Paraná realiza Encontro Regional sobre inovação e desafios da suinocultura
Abraves PR vai discutir inovação e competitividade na suinocultura






