Publicidade
EVENTOS

Conteúdo

Encontro em Cuiabá Foca em Pecuária Legal e Sustentável

Evento reunirá especialistas para discutir legalidade, rastreabilidade e inclusão na bovinocultura do Mato Grosso
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

A cidade de Cuiabá (MT) será palco da segunda edição dos “Diálogos Boi na Linha”, um evento que visa promover a transparência, legalidade e inclusão na pecuária do estado. Marcado para o dia 23 de outubro, no Cenarium Rural, o encontro reunirá vinte especialistas que discutirão os desafios e oportunidades na bovinocultura, proporcionando um espaço para troca de experiências e construção colaborativa de soluções.

O evento terá início às 8h30 e será dividido em quatro painéis temáticos. O primeiro painel abordará o “Programa Boi na Linha”, que contextualiza a evolução da pecuária legal na Amazônia Legal desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A iniciativa, criada pelo Imaflora em 2019, busca harmonizar os critérios de monitoramento e auditoria dos fornecedores de gado, enfatizando a importância de cumprir os compromissos socioambientais assumidos pelos frigoríficos junto ao Ministério Público Federal. Especialistas como o procurador da República Dr. Rafael da Silva Rocha e a diretora Executiva do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Paula Queiroz, estarão presentes para compartilhar insights sobre os avanços nesse campo.

O segundo painel se concentrará na análise do mercado bovino em Mato Grosso, abordando oportunidades tanto no mercado interno quanto no internacional, com foco em importadores como a Europa e a China. Especialistas como Amarildo Merotti, vice-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), e Paulo Bellincanta, diretor do Frigorífico Frialto, discutirão iniciativas que visam promover uma pecuária mais sustentável e inclusiva.

Foto: reprodução
Encontro quer proporcionar troca de experiências e construção colaborativa de soluções (Foto: Reprodução)

O terceiro painel, “A importância da rastreabilidade na pecuária para acessar novos mercados e agregar valor”, terá especialistas debatendo a necessidade de rastrear carne e couro bovino por razões sanitárias e socioambientais. Participarão do painel nomes como Francisco de Castro, presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, e Andrea Perez, auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária. Eles abordarão como Mato Grosso pode servir de exemplo para outros estados em iniciativas de rastreabilidade.

A última sessão discutirá os desafios da regularização ambiental no estado e apresentará soluções como o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM) e a Cédula de Produto Rural (CPR) Recupera. Este espaço contará com a participação da secretária Adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, e do diretor Técnico da Acrimat, Francisco Manzi, entre outros. “Os Diálogos Boi na Linha oferecem um espaço para a troca de experiências, garantindo que o desenvolvimento da cadeia da carne e do couro ocorra de maneira transparente e inclusiva”, afirma Lisandro Inakake de Souza, gerente de Projetos do Imaflora.

Fonte: Imaflora, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Semana positiva para exportações de carne suína brasileira

MPA e Senar promovem assistência técnica a aquicultores

O impacto da redução de antibióticos para garantir produtos de qualidade e suínos saudáveis