Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Elanco lança campanha para melhorar a produção leiteira

Campanha "90 Dias Vitais" e "Legado Leiteiro" visam promover a saúde e produtividade no setor
feedfood
Foto: reprodução

O Dia do Leite, comemorado em 1° de junho, marcou a promoção da saúde e produtividade na cadeia leiteira realizada pela Saúde Animal, com destaque para as campanhas “90 Dias Vitais” e “Legado Leiteiro”, as quais desempenham um papel importante na informação sobre as práticas de manejo preventivas e terapêuticas.

As ações destacam a importância do manejo estratégico desde o preparo gestacional da vaca até o cuidado nos bezerreiros. A campanha “Legado Leiteiro”, por exemplo, tem como objetivo comunicar os principais cuidados com as bezerras leiteiras, utilizando placas informativas com ilustrações que mostram sinais característicos de doenças comumente diagnosticadas em animais jovens.

“Produtores e técnicos devem ter em mente o objetivo de obter novilhas de melhor produção que suas mães”, pontuou Fernanda Paparotti (Foto: divulgação)

Segundo a coordenadora de Marketing de Ruminantes para a Cadeia Leiteira da Elanco Brasil, Fernanda Paparotti, as placas são afixadas nas fazendas, facilitando o reconhecimento de sintomas importantes destes males, além da melhor forma de conduta para o tratamento, o que deve agilizar os processos terapêuticos, quando necessários.

“Produtores e técnicos devem ter em mente o objetivo de obter novilhas de melhor produção que suas mães. Mas para que isso ocorra, o manejo correto ao longo de todo o ciclo produtivo e a adoção de boas práticas de criação e bem-estar nos bezerreiros são fundamentais”, detalhou Fernanda.

De acordo com o Anuário-Leite 2023 da Embrapa, o Brasil permanece na posição de terceiro maior produtor mundial de leite, totalizando 35 bilhões de litros/ano, com uma expansão de 397% entre 1974 e 2021 contra 94% no mundo, mesmo frente aos desafios da atual conjuntura global.

O relatório da Embrapa ainda afirma que o mais fiel consumidor de leite no Brasil é justamente o que melhor conhece a produção. Embora o número de potenciais consumidores de leite e derivados no País seja grande, a população segue cada vez mais exigente e vigilante a respeito da qualidade do produto.

Contudo, por outro lado, a campanha “90 Dias Vitais” tem como foco os primeiros 90 dias do ciclo de lactação das vacas leiteiras, essencial para a saúde e produtividade desses animais.

Placas informativas com ilustrações mostram sinais característicos de doenças comumente diagnosticadas em animais jovens (Foto: divulgação)

Fonte: Elanco, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Clana 2024: um marco para a sustentabilidade e inovação no setor

SP envia corpo técnico para recomposição das áreas de produção agrícola do RS

“Enorme impacto”: veja o que dizem associações sobre a MP que aumenta carga tributária do agro

Patrocinado
Patrocinado