Camila Santos I [email protected]
Um estudo da Universidade de Connecticut (EUA) apresentado pela professora e pesquisadora da instituição, doutora Maria Luz Fernandes, durante o Congresso de Ovos da Associação Paulista de Avicultura (APA), de 2023, em Ribeirão Preto (SP), comprovou que dietas com consumo de três ovos por dia no café da manhã – isso mesmo, por dia – podem aumentar a saciedade nas outras refeições, por até 24 horas.
Em sua apresentação, Maria Luz apresentou dados que mostram como incluir ovos no café da manhã pode aumentar a saciedade e ajudar na redução da ingestão calórica ao longo do dia. De acordo com ela, o estudo envolveu 21 participantes com uma média de 35 anos, divididos em dois grupos, onde um deles consumiu três ovos mexidos com uma fatia e meia de pão, enquanto o outro grupo optou por um bagel (Pão pequeno com a forma de um aro, cuja massa é fervida e depois cozida no forno) com iogurte e queijo.
Ela conta que, os participantes consumiram ovos relataram uma diminuição na ingestão calórica de até 400 calorias nas 24 horas seguintes. Isso se deve à quantidade maior de gordura e proteína encontrada nos ovos, que contribui para uma sensação de saciedade duradoura. Além disso, a medição dos níveis de grelina — o hormônio da fome — mostrou que os participantes que comeram ovos tinham níveis mais baixos desse hormônio em comparação com o outro grupo, o que significa que estavam menos propensos a sentir fome.
A doutora Fernandes alertou ainda sobre a importância de uma dieta equilibrada e sugeriu que incluir ovos no café da manhã pode ser uma estratégia eficaz para quem deseja perder peso. “No final das contas, se você quiser ter uma boa dieta e perder peso, coma ovos no café da manhã. Isso vai ‘retirar’ calorias das próximas refeições por conta da saciedade”, conclui a pesquisadora.
Além dos benefícios para a perda de peso, os ovos são ricos em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, tornando-se um alimento completo. “Eles são uma excelente fonte de colina, que é fundamental para a saúde do cérebro, e contêm antioxidantes que ajudam a proteger a visão”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Semana positiva para exportações de carne suína brasileira
MPA e Senar promovem assistência técnica a aquicultores
O impacto da redução de antibióticos para garantir produtos de qualidade e suínos saudáveis