Publicidade
AVICULTURA

Conteúdo

Dia Mundial do Ovo: Mantiqueira explica como diferenciar os tipos de ovos

Especialista aponta como saber se a proteína é comum, caipira, cage free ou orgânica
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Há cinco maneiras de diferenciar os tipos de ovos: a genética da ave (ave vermelha, com os ovos vermelhos; ave branca põe ovos brancos ); o tamanho do ovo (jumbo, extra, grande); a quantidade de ovo que é colocada na embalagem; a ração (que pode ser enriquecida com Ômega 3, com Selênio), e por último diferenciar pela criação da galinha. Aí está a diferença do ovo comum, do caipira, do cage free e do ovo orgânico. 

Murilo Pinto, diretor de Logística e Comercial da Mantiqueira Brasil, explica que o ovo comum é um modelo mais tradicional, que chamamos de convencional. O ovo cage free, as galinhas ficam livres dentro do galpão, sem acesso ao campo. O ovo caipira, além de ficar livre dos galpões, as galinhas ainda acessam o campo. E o ovo orgânico: além de ficarem livres nos galpões e de acessarem o campo, também se alimentam de ração orgânica. Então, o ovo orgânico é o caipira que come ração orgânica. 

“A Happy Eggs tem toda esta linha das galinhas livres: branca e vermelha no galpão (que não sai para pastar, mas fica solta nos galpões), caipira (que sai para pastar), orgânico (sai para pastar também e come ração orgânica) e Happy Eggs dos Ômega 3 (que come ração de Ômega 3). Esta linha é para atender todos os gostos dos clientes”, explica Murilo, que faz parte do time da empresa que está presente em 21 dos 27 estados da Federação, além do mercado internacional com exportações para América do Sul, Oriente Médio e Ásia.

Murilo Pinto, diretor de Logística e Comercial da Mantiqueira Brasil (Foto: Divulgação)

A empresa, que produz em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, com 15 unidades dentro destes dois últimos estados, possui quatro marcas de ovos. “Uma mais tradicional, com produção convencional de ovos: a Mantiqueira. A segunda marca, que mais investe, com forte presença na  mídia e no crescimento de produção, é a marca Happy Eggs®️ (galinhas livres). Além desta, temos a marca Fazenda da Toca, de ovos orgânicos. E uma quarta marca, que é a Eggscelente, ovos pasteurizados (líquido), para foodservice e indústrias, e pequenos comércios, que usam esse ovo na transformação”, explica.

Fonte: Mantiqueira Brasil, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Semana positiva para exportações de carne suína brasileira

MPA e Senar promovem assistência técnica a aquicultores

O impacto da redução de antibióticos para garantir produtos de qualidade e suínos saudáveis