Camila Santos | camila@dc7comunica.com.br
A avicultura, seja na produção de carne de frango ou de ovos, tem demonstrado um crescimento significativo e promissor nos últimos anos, refletindo tanto a capacidade produtiva dos avicultores quanto a qualidade dos produtos oferecidos e nada melhor do que bons resultados e boas projeções para comemorar o 28 de agosto, quando comemoramos o Dia do Avicultor – profissional fundamental para a economia brasileira e para a segurança alimentar do país.
De acordo com projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 2024 será um ano de recordes para a produção e exportação de carne de frango no Brasil. A expectativa é de um aumento de até 1,8% no volume produzido, totalizando 15,1 milhões de toneladas. Desse montante, cerca de 5,25 milhões de toneladas serão destinadas ao mercado internacional, um aumento de 2,2% em relação a 2023. No mercado interno, a disponibilidade de carne de frango deve atingir 9,85 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,6% em comparação ao ano anterior. Esse aumento garante a manutenção do consumo per capita em torno de 45 quilos.
A produção de ovos também deve bater recordes em 2024. As projeções indicam que o país produzirá 56,9 bilhões de unidades, um crescimento de 8,5% em relação a 2023. O consumo interno segue a mesma tendência, com expectativa de superar 263 ovos por habitante ao longo do ano. “As famílias avicultoras de aves e de ovos do Brasil encontraram um ano mais positivo em 2024, em comparação com o que vimos no ciclo passado”, destaca Santin, representante da ABPA. Essa perspectiva otimista se deve tanto à demanda crescente do mercado internacional quanto ao aumento do consumo de proteínas pelas famílias brasileiras, refletindo um momento econômico favorável para o país.
Em 2025
O futuro também se mostra promissor para a avicultura brasileira em 2025. Espera-se um incremento de até 2,3% na produção de carne de frango, chegando a 15,35 milhões de toneladas, das quais 10 milhões serão destinadas ao mercado interno e 5,35 milhões para exportação. O consumo per capita deve aumentar para 46 quilos. No setor de ovos, a produção deverá alcançar 57,5 bilhões de unidades, e o consumo per capita pode chegar a 265 ovos. As exportações de ovos, por sua vez, devem se recuperar, atingindo 22 mil toneladas, um aumento de 10% em relação a 2024.
No Dia do Avicultor, reconhecemos a importância deste setor e o esforço contínuo dos avicultores brasileiros, pois o sucesso da categoria não é apenas um reflexo da demanda crescente, mas também da dedicação e do compromisso com a qualidade e a segurança dos produtos produzidos em solo brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
Arábia Saudita abre mercado para exportação de aves vivas do Brasil