Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

“Desafio da Pecuária Responsável” premiará boas ideias

feedfood

Gabriela Salazar,

gabriela@ciasullieditores.com.br

Todo agente atuante da pecuária nacional sabe que o bem-estar animal é uma das premissas para a produção. Estar atento às novas tecnologias e técnicas de manejo são algumas das estratégias fundamentais para que se possa garantir o progresso da atividade neste aspecto. Sabendo que grande parte das ideias inovadoras surge de quem conhece de perto “as dores do campo”, a Phibro Saúde Animal lançou o “Desafio da Pecuária Responsável”.

O projeto idealizado pela Companhia tem apoio da B.E Animal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (ABIEC), Athenagro, Notícias do Front e mais de 80 empresas do agronegócio nacional, incluindo, a feed&food. O objetivo da ação é fomentar o mercado a buscar alternativas que priorizem o bem-estar animal. Lançado em 30 de julho, o projeto está com as inscrições abertas e seguem até 15 de outubro e podem ser realizadas pelo site: www.pecuariaresponsavel.com.

Premiação

Em sua primeira edição, o desafio conta com o tema central “o Bem-Estar Animal na Pecuária Brasileira”. O programa premiará a proposta escolhida em R$ 15 mil. “Nosso objetivo é levar a pecuária a pensar em novas estratégias. Fomentar esse garante a nossa continuidade, pois, assim, mostrarmos ao mundo como é possível produzir de forma responsável, ampliando o protagonismo do Brasil”, comenta o diretor de marketing e serviços técnicos da Phibro Saúde Animal para a América do Sul, Ivan Fernandes.

Para o profissional, a demanda crescente por proteína animal deve ser outro fator propulsor para que todos agentes da pecuária nacional busquem novas soluções. “Esse ambiente pós-Covid deve ampliar o acesso da população na procura da proteína animal, precisamos produzir mais, mas não com o consumo desnecessário de recursos naturais e sim com tecnologia. A Phibro investe no desenvolvimento sustentável e o bem-estar animal também é um tema fundamental”, enfatiza.

Bem-estar animal: um compromisso de todos

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (ABIEC), Antônio Jorge Camardelli, também participou do lançamento do projeto e pontuou o papel da indústria frigorífica neste movimento em prol de uma pecuária mais sustentável e condizente com as boas práticas de bem-estar animal.

“É papel também da indústria frigorífica. Hoje é indispensável ter atenção ao bem-estar animal, status sanitário, observar a dificuldade de fornecedores, o aumento das exigências. Todo esse cuidado nos mantém como o maior exportador de carne do mundo e podemos citar que, recentemente, nós tivemos êxito em abertura do mercado da Indonésia, pois outros mercados foram prejudicados justamente por questões de bem-estar animal”, exemplifica.

Oportunidade de construir uma nova pecuária

O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e co-fundador do Instituto BE.Animal, Mateus Paranhos, comentou durante o lançamento do projeto dois pontos positivos que surgem juntamente com esse movimento. O primeiro, segundo ele, é o fato de agrupar em uma ação conjunta diversos players que tem algum interesse em comum, mas estavam atuando individualmente e que, a partir desta ação, essas vozes isoladas, que nem sempre eram ouvidas, criam um movimento, um coro em que o alcance é muito maior.

Segundo ponto, na visão de Paranhos, é a oportunidade que se cria para que pessoas possam expor suas ideias, não somente empresas, associações, ou qualquer outro grupo que seja, e sim, pessoas, individualmente, possam também ter voz.

“Existem pessoas que estão restritas ao universo pessoal dela. Nós temos temos, por exemplo, pisos especialmente pensados para o curral que foi uma ideia de um produtor rural do Pará. Existem diversas pessoas cheias de ideias bacanas e que agora podem compartilhá-las para um movimento geral”, relata.

CONFIRA TAMBÉM:

Tecnologia e gestão são caminhos para estar entre os melhores da suinocultura

Feed&Food te dá 10% de desconto para participar do 13º SBSS

Quer garantir 10% de desconto na compra do seu ingresso para o SBSS? Adicione a sua compra o cupom FEEDFOOD10 (desconto é válido para uma compra por CPF). Acesse e adquira: https://nucleovet.com.br/