O Projeto Halal do Brasil capacita empresários para exportar produtos para países de maioria islâmica, debatendo as características desses mercados e as práticas de comércio exterior.
A iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), teve início no dia 15 de julho.
A programação incluiu a certificação halal necessária para atender às tradições culturais dos consumidores muçulmanos, além de estratégias de entrada no mercado, estudos de caso de empresas atuantes na região, marketing de produtos e perfis principais dos consumidores.
De acordo com o CEO e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, é essencial para as empresas que nunca trabalharam com este mercado que entendam a importância de seguir as regras e as normativas halal.
“Com isso, abrem-se oportunidades de negócios em mais de 57 países, ampliando a participação brasileira nas categorias de valor agregado, sem deixar de lado a posição competitiva que temos nas commodities”, avaliou Tamer.
Ainda de acordo com o CEO, o mercado muçulmano, composto por 1,9 bilhão de pessoas, está principalmente nos 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI). Esse mercado tem uma demanda constante por produtos alinhados a suas tradições culturais, especialmente alimentos.
Atualmente, a presença brasileira no mercado halal é limitada a produtos básicos como carnes, grãos, açúcar e cereais. Neste cenário, o Projeto Halal do Brasil visa transformar essa situação, incentivando empresas a adotar a certificação halal e a expandir a exportação de alimentos e bebidas de valor agregado que atendam aos requisitos dos países muçulmanos.
Fonte: Projeto Halal do Brasil, adaptado pela equipe FeedFood.
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