A Elanco, com foco nos cuidados com o bezerreiro, lançou a campanha “O Legado Leiteiro”, visando destacar a importância dessa fase para o desenvolvimento saudável do gado leiteiro em um dos maiores eventos do setor, o Simpósio Internacional de Sanidade Bovina (Sanibov).
Na ocasião, a empresa abordou o enfrentamento dos desafios que acometem os bezerreiros no Brasil em um debate durante a participação no Sanibov. O simpósio foi realizado em formato híbrido entre os dias 09 e 12 de abril, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP).
Entre outros temas, a segunda edição do evento reuniu especialistas internacionais e nacionais para discutir protocolos preventivos e terapêuticos para doenças infecciosas gastrointestinais comuns a animais jovens, como a coccidiose e a colibacilose; a saúde e funcionamento da mucosa intestinal; e a suplementação e imunidade bovina.
Segundo a coordenadora de Marketing de Ruminantes para a Cadeia Leiteira da Elanco Brasil, Fernanda Paparotti, o planejamento para o futuro da propriedade começa com a criação de bezerras e novilhas saudáveis, com um bom desenvolvimento corporal.
“O número total de novilhas de primeira cria produzido por ano, no rebanho de reposição, tem grande influência na rentabilidade das fazendas de leite, pois elas serão as futuras produtoras. Por isso, produtores e técnicos devem ter em mente o objetivo de obter novilhas de melhor produção que suas mães”, explicou Fernanda.
A campanha “O Legado Leiteiro” lançada durante o Sanibov esclarece e apoia produtores de leite no monitoramento e identificação de sinais da incidência da diarréia, um problema comum no bezerreiro e que eleva os custos de produção relacionados à saúde animal.
“Vamos prover aos produtores placas com informações e ilustrações sobre estes sinais e também sobre protocolos de conduta que poderão ser afixadas nas fazendas, facilitando o reconhecimento de sintomas importantes, como a consistência das fezes das bezerras”, destacou a coordenadora de Marketing.
Ainda de acordo com Fernanda, a Elanco também disponibilizará informações sobre como gerir os riscos relacionados à pneumonia, o complexo da doença respiratória bovina (DRB) e à tristeza parasitária bovina (TPB), dois problemas que ameaçam a saúde de animais jovens.
Fonte: Elanco, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Instituições firmam parceria em prol da sustentabilidade
Primeiro trimestre registra volume histórico no abate de bovinos
Mantiqueira analisa e projeta expectativas para o mercado de ovos