Publicidade
Bovinocultura

Conteúdo

Ceva destaca os benefícios da suplementação nutricional injetável na pecuária

Prática oferece uma solução eficaz para melhorar a saúde e o desempenho dos rebanhos
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

A Ceva Saúde Animal destaca os inúmeros benefícios da suplementação nutricional injetável na pecuária. A prática oferece uma solução eficaz para melhorar a saúde e o desempenho dos rebanhos, proporcionando nutrientes essenciais diretamente na corrente sanguínea dos animais.

Segundo a empresa, a suplementação nutricional é uma estratégia fundamental, a qual visa otimizar o desempenho produtivo e econômico do rebanho, com uma abordagem adequada para o fornecimento de nutrientes essenciais para atender às demandas metabólicas e fisiológicas.

O gado bem nutrido fortalece o seu sistema imunológico, o que auxilia no enfrentamento dos desafios infecciosos, como também apresenta melhores condições para expressão do seu potencial genético, reprodutivo e produtivo, proporcionando índices adequados para a reposição de animais no rebanho, com bom desenvolvimento corporal, melhor valor de revenda, carcaças acabadas e mais pesadas, maior produção de leite e produção de proteína de qualidade para comercialização e consumo. 

Foto: reprodução
A suplementação com formulações injetáveis oferece vantagens significativas em relação à entrega precisa e eficiente de nutrientes (Foto: reprodução)

Considerando fatores como idade, a fase produtiva e/ou reprodutiva e o nível de produção, o manejo nutricional do gado engloba a compreensão das exigências nutricionais específicas de cada categoria animal. Proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas desempenham papéis críticos no metabolismo bovino, influenciando diretamente processos anabólicos, catabólicos e de manutenção da homeostase.

Ainda de acordo com a empresa, a suplementação com formulações injetáveis oferece vantagens significativas em relação à entrega precisa e eficiente de nutrientes. Ao contornar os efeitos das perdas durante a fermentação rumenal e as limitações da absorção gastrointestinal, essas formulações garantem uma biodisponibilidade máxima e rápida de nutrientes essenciais, possibilitando uma resposta fisiológica rápida e eficaz.

Com isso, os nutrientes são rapidamente absorvidos com a administração via parenteral (injetável), sem sofrer a degradação no rúmen. A dosagem precisa e a entrega controlada dos nutrientes também minimizam o desperdício e maximizam a utilização dos recursos alimentares disponíveis.

Fonte: Ceva saúde Animal, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Setor produtivo do RS recebe medida emergencial

Nutrição animal ganha destaque no X Clana 2024

Carne suína conquista novos territórios na 12ª semana nacional