Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
AVICULTURA

Conteúdo

Ceva aborda os desafios do inverno na avicultura em um panorama detalhado

Isabel Minoli relatou o impacto do frio e como ele poderá afetar as granjas, com base em pesquisas e experiências no campo
feedfood

Em uma estação marcada pelas baixas temperaturas, o inverno pode afetar o bem-estar das aves e a produção de ovos, aumentando o estresse nas aves, levando a problemas de saúde e redução da produção, resultando em uma série de desafios para a avicultura.

Com isso, a gerente de Serviços Veterinários Reprodutoras da Ceva Saúde Animal Brasil, Isabel Minoli, projetou um panorama detalhado sobre o possível impacto do frio e como ele poderá afetar as granjas, com base em pesquisas e experiências no campo.

De acordo com Isabel, a exposição ao frio obriga as aves a redirecionar a energia que seria utilizada na produção de ovos para a manutenção de calor corporal, resultando em uma redução na eficiência alimentar e, consequentemente, na produção e qualidade dos ovos.

“Quando as aves estão abaixo da sua zona de termoneutralidade, elas não conseguem obter o aporte de energia térmica suficiente, o que compromete o crescimento, a formação de órgãos e a própria produção”, explicou a gerente de Serviços Veterinários Reprodutoras.

A gerente de Serviços Veterinários Reprodutoras da Ceva, Isabel Minoli, tratou o assunto em um panorama detalhado (Foto: divulgação)

Isabel também pontua que a desidratação impacta a função renal devido à redução no consumo de água, essencial para a absorção de cálcio e a ativação da vitamina D, indispensável para a qualidade dos ovos. Ela reforça que o inverno eleva os riscos de problemas de saúde nas aves.

Para diminuir os impactos, a especialista sugere que o ambiente das aves seja equilibrado, com ventilação e qualidade da cama, para assim minimizar os efeitos causados pelo frio, e estratégias de manejo que incluem o incremento calórico estratégico na formulação da ração.

Isabel ainda não descarta a importância de um programa vacinal robusto e o acompanhamento constante por serviços veterinários especializados para manter a saúde e a produtividade das aves em níveis óptimos durante o inverno.

Fonte: Ceva Saúde Animal, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

ABPA apresenta novo panorama do setor em Relatório Anual de 2024

ABCS lança material com o panorama completo da suinocultura brasileira

Em uma iniciativa conjunta, o CNMA adere ao Pacto Contra a Fome

Patrocinado
Patrocinado