MERCADO

Conteúdo

CBO comemora 20 anos sem perder o foco em qualidade

feedfood

Wellington Torres, de Valinhos (SP).

wellington@ciasullieditores.com.br

Em um mercado cada vez mais competitivo, a sobrevivência e o desenvolvimento de uma empresa exigem coesão e robustez em diferentes fatores, como assertividade, qualidade e boa relação com colaboradores e clientes. Ao comemorar 20 anos, a CBO Análises Laboratoriais, localizada na cidade de Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, é prova disso.

A empresa, que tem como visão ser reconhecida como referência em análises laboratoriais e soluções técnicas, para ser a escolha dos clientes, colaboradores e fornecedores, surgiu da necessidade do mercado produtivo por resultados analíticos de forma precisa, confiável, dentro dos padrões de qualidade reconhecidos universalmente e com obtenção de resultados econômico-financeiros que garantem sustentabilidade no mercado que atua.

Para isso, como explica a fundadora e Diretora Técnica Comercial, Oneida Vieira, a CBO leva em sua estruturação valores como conduta ética em todas as relações, o reconhecimento e a valorização dos colaboradores, a responsabilidade socioambiental, a garantia do respeito e confiança dos clientes e o compromisso com a qualidade dos produtos oferecidos.

Oneida Vieira é fundadora e Diretora Técnica Comercial da CBOA (Foto: Feed&Food)

“Nós trabalhamos com análises químicas em alimentos, tanto alimentação animal, quanto humana, e fármacos. Das básicas às sofisticadas”, destaca Oneida. Isso ocorre, como complementa a profissional, graças ao comprometimento com a inovação, uma vez que a empresa investe continuamente em tecnologia, garantindo precisão, confiabilidade e imparcialidade nos seus resultados. Atualmente, o laboratório conta com softwares de controle e aplicativos totalmente integrados, com a finalidade de agilizar o processo operacional e garantir a segurança da informação.

A atual sede, inaugurada em setembro de 2016, com mais de 2000m2, conta com 3 laboratórios, sendo eles Físico-Químico, Cromatografia, Microbiologia, todos com robusta capacidade produtiva e que também atendem projetos que envolvam as áreas de alimentação, veterinária, farmacéutica e ações universitárias, apoiando pesquisas.

“A proximidade que nós temos com o cliente – o fato de conhecermos, de termos trabalhado na nutrição animal – permitiu trazer ao laboratório as necessidades reais e, assim, atender ele de acordo com a urgência e o desenvolvimento de diferentes projetos”, pontua Oneida, ao frisar o grande diferencial da CBO. Vale ressaltar que, segundo a fundadora, cerca 80% dos clientes são voltados para a cadeia produtiva do agronegócio e alimentação animal.

Como explica o Diretor Administrativo e Financeiro, José Clóvis Vieira, empresa conta com grupo especializado de profissionais (Foto: Feed&Food)

Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro, José Clóvis Vieira, anualmente a empresa realiza investimentos, “atentos ao mercado, em relação a equipamentos e infraestrutura para que, tranquilamente, possamos dizer que a CBO está servida com o que há de melhor para a realização dos ensaios.

“Não é só ter maquinas”

Se engana quem pensa que só a estrutura faz o negócio. Como afirma Oneida, o sucesso da CBO não está apenas nas máquinas em si: “Elas são fantásticas, mas é sempre importante lembrar da essencialidade que é ter pessoas engajadas e bem instruídas”.

“Atualmente, o nosso quadro de funcionários é robusto e leva muito em consideração o conhecimento. Por exemplo, em nossa área técnica, mas de 90% dos colaboradores possuem, no mínimo, curso superior”, complementa o Diretor Administrativo e Financeiro, José Clóvis Vieira.

A postura, que também auxilia na melhora do desenvolvimento profissional de todos envolvidos na empresa, principalmente com a elaboração de projetos internos, é forma de reiterar o posicionamento dela no mercado.

Ao que diz respeito aos negócios, como um todo, ambos os profissionais ponderam que, nessas duas décadas, ainda estão aprendendo a ser empresários. “Nossa estratégia de mercado não é estipular uma estimativa x para o próximo ano, já que, pela dedicação e qualidade do trabalho realizado, o mercado tem nos puxado de maneira natural. Sendo assim, conforme aumenta a demanda, melhoramos a qualidade, o que dá segurança ao cliente”, pontuam.

CBO tem como visão ser reconhecida como referência em análises laboratoriais e soluções técnicas (FOTO: Reprodução)

Isso ocorre, pois, segundo Clóvis, o mercado enxuto se comunica, não havendo a necessidade de ter um colaborador da área comercial para oferecer os serviços da CBO.  “Os nossos clientes chegam até nós”, complementa e comemora Oneida, ao mencionar que, para 2022, há expectativas de crescimento de 30% a 40%.

O crescimento também chama atenção para outras ações realizadas pela empresa: o aporte à sociedade local e aos processos de autossustentabilidade, como, por exemplo, a produção de energia solar.

A CBO é reconhecida por ações internas que envolvem doação de sangue, assim como apoia projetos sociais, bem como seu compromisso com o meio ambiente, como reuso de água, tratamento de esgoto e descarte adequado de resíduos.

A FESTA

Como forma de celebrar as duas décadas de trabalho árduo e envolto de muita qualidade, palavra-chave para a empresa, a CBO realizou uma festa de comemoração no mês de setembro.