Ao se pensar no leite e seus derivados no Brasil, rapidamente constatamos um robusto consumo. No entanto, como ressalta o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), pouco se pensa na quantidade de normas e procedimentos que os produtores precisam seguir para garantir a qualidade máxima para ofertá-los.
Neste cenário, com o intuito de auxiliar produtores a garantir a segurança alimentar e nutricional da população, o Senar lançou, na última quarta-feira (1º), a cartilha 287: “Bovinocultura: produção de leite conforme a IN 76 e 77 de 2018”.
“O material disponibilizado gratuitamente na Coleção Senar aborda os padrões de identidade e qualidade do leite cru e os procedimentos importantes desde a produção na propriedade rural até o estabelecimento beneficiador e processador de leite, estabelecidos nas Instruções Normativas nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura”, destaca o Serviço.
Segundo o Senar, com o auxílio do material os produtores e trabalhadores da pecuária leiteira vão aperfeiçoar seus conhecimentos e entender de forma mais detalhada os conceitos quanto ao resfriamento e armazenamento do leite em tanques resfriadores, os procedimentos de coleta e transporte de leite cru refrigerado a granel, além dos cuidados necessários com o produto de acordo com a normativa.
“O material ainda traz informações referentes às análises das amostras do leite, que devem ser enviadas periodicamente à Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL)”, completa o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Para acessar a cartilha, e diversas outras, clique aqui.
Fonte: Senar, adaptado pela equipe feed&food.