As exportações brasileiras de carne de frango, considerando todos os produtos, in natura e processados, totalizaram 3,905 milhões de toneladas entre os meses de janeiro e setembro de 2023, mantendo o movimento de alta segundo levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O número mostrado supera em 6,5% o total embarcado no mesmo período do ano passado, com 3,666 milhões de toneladas. A alta chega a 2,8%, com 7,578 bilhões de dólares nos nove primeiros meses de 2023, contra 7,373 bilhões alcançados no mesmo período em 2022.
Os embarques de carne de frango, considerando apenas o mês de setembro, chegaram a 397,1 mil toneladas, volume 0,7% menor que o gerado no período anterior, com 400 mil toneladas. O total de receitas registadas este ano chegou a 719,3 milhões de dólares, número 13,3% menor que o produzido no nono mês de 2022, com 830,1 milhões.
O Paraná segue como principal exportador de carne de frango do Brasil, com 163,4 mil toneladas embarcadas em setembro, número 8,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em seguida estão Santa Catarina, com 85,8 mil toneladas, +6,2, Rio Grande do Sul, com 56,2 mil toneladas, -19,26%, São Paulo, com 21,5 mil toneladas, -12,6%, e Goiás, com 18,9 mil toneladas, +23%.
“Mantido os níveis atuais, impulsionados pelas vendas para os diversos destinos do produto brasileiro, espera-se que as exportações de 2023 superem a marca de 5 milhões de toneladas”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Os principais destinos das exportações em setembro foram a China, que segue na liderança, com 57,1 mil toneladas, 41,6% superior ao mês comparado, os Emirados Árabes Unidos, com 35,2 mil toneladas, +19,8%, a África do Sul, com 20,6 mil toneladas, +9,5%, a Coreia do Sul, com 19,4 mil toneladas, +30,7%, e o México, com 15,2 mil toneladas, +38,5%.
“A alta capilaridade das exportações de carne de frango do Brasil foram um dos diferenciais nas vendas deste mês, com notável elevação para China, México e nações islâmicas, incluindo o Iraque e a Líbia”, afirma o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.
Fonte: ABPA, adaptado pela equipe FeedFood.
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