Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, destacou iniciativas para o fortalecimento do agronegócio. Encontro ocorreu nesta quarta-feira (04).
Durante a ação, Fávaro frisou que nesses 120 dias de governo foram abertos 17 novos mercados de exportação para o Brasil e lembrou que o País passou por uma crise mundial sem que houvesse nenhum caso de gripe aviária, fato que demonstrou a capacidade sanitária brasileira e gerou oportunidades de ampliação de mercados.
“Recebemos uma carta do órgão de alfândega sanitária do governo Chinês que, além de desembarcar e fazer novas habilitações, reconheceu nosso sistema de defesa, ressaltando a transparência e a agilidade de nossas operações. Isso dá segurança aos compradores e nos abre a possibilidade de discutirmos a revisão do protocolo de embargo a novos casos de vaca louca”, afirmou.
O ministro também avaliou que o mercado está cada vez mais exigente e que ainda há uma crise de imagem contra a agropecuária brasileira e esse é o grande desafio. “A retórica é de que os produtores brasileiros não respeitam o meio-ambiente que vão destruir a Amazônia e que não dão atenção à qualidade da sustentabilidade, o que não é verdade. A imensa maioria dos produtores são ordeiros, legalistas e cumprem o código florestal e as legislações trabalhistas”, afirmou
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Processo logístico do agronegócio exige excelência fiscal