in

BRF realiza transporte de material genético suíno por drones

Em Santa Catarina, sistema já atende três das seis granjas, em Faxinal dos Guedes

Em busca de segurança, praticidade e velocidade, BRF utiliza drone para realizar transporte de matérial genético suíno em Santa Catarina. Sistema já atende três das seis granjas que ficam na área da fazenda da Companhia, em Faxinal dos Guedes.

Como explica a companhia, a operação diária é expectada para todas as granjas até o fim de junho, “transportando sêmen que é coletado no Centro de Difusão Genética (CDG) da propriedade”.

 A aeronave utilizada atualmente comporta peso máximo de 2,5 quilos e pode levar em torno de 40 doses, realizando, em média, 23 viagens diárias – transportando, assim, cerca de 900 doses por semana. 

“A primeira granja fica a cerca de 542 metros do CDG e o transporte leva sete minutos de duração entre a ida e a volta do drone. Na segunda granja, 296 metros de distância, o tempo total é de seis minutos e, na terceira granja, 840 metros, o voo dura oito minutos entre ida e volta. Com rota pré-definida, a aeronave decola de forma automatizada e usa softwares de navegação, câmeras e sensores para voar até o destino, onde a carga é desacoplada e deixada na área de entrega, retornando de forma automatizada ao ponto de origem”, conta a BRF.

Toda a operação é realizada pela Speedbird Aero, empresa parceira neste projeto.  Anteriormente, o transporte era realizado por caminhão, com cerca de 1h30 a 2h de duração para atender todas as seis granjas. O equipamento aéreo eliminou etapas que tornavam esse processomais demorado por via terrestre e permite a entrega do material genético sempre que há necessidade, disponível de forma imediata, o que antes não ocorria.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

Uberaba contará com museu do agronegócio

cobb

Cobb-Vantress pauta fertilidade de galos