A Embrapa apresentou um documento preliminar sobre a pecuária brasileira e sustentabilidade durante o Fórum Pré-COP 30, realizado no dia 24 de março, em Campo Grande (MS). O material, elaborado por pesquisadores da Embrapa e de outras instituições públicas e privadas discute a posição do Brasil em relação à sustentabilidade da produção de carne bovina e seu papel no enfrentamento das mudanças climáticas.
Embora ainda não oficial da Embrapa, o documento reforça a necessidade de um posicionamento científico na COP 30 sobre a sustentabilidade da pecuária brasileira. A pesquisadora Mariana Aragão destacou avanços, mas alertou para desafios como degradação das pastagens, concentração da produção, acesso desigual a recursos e o impacto do desmatamento e emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Entre as soluções discutidas, ela apontou estão manejo intensivo de pastagens, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), confinamento estratégico, melhoramento genético e protocolos de produção sustentável. O objetivo é reduzir as emissões por quilo de carne produzida e consolidar o Brasil como líder em pecuária de baixo carbono.
A COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O documento sinaliza a intenção de levarmos uma mensagem clara sobre o compromisso com a sustentabilidade na pecuária, baseada em dados científicos e em tecnologias inovadoras.
Fonte: Embrapa, adaptado pela Equipe FeedFood
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Embrapa lança tecnologia para mapeamento automático de viveiros escavados
Estudo da Embrapa Territorial indica valor das emissões do carbono na agropecuária
Embrapa e UFMS criam tecnologia de monitoramento remoto de bovinos para aumentar bem-estar animal e rastreabilidade





