in

Boi safrinha potencializa ganhos de produtores no Cerrado

Sistema possibilita produzir carne a custo mais baixo e incrementar a produtividade das lavouras de grãos

bezerro

Como alternativa rentável para evitar riscos climáticos da segunda safra de verão em sistema de sequeiro, produtores rurais do Cerrado têm encontrado na adoção de um sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) a oportunidade de produzir carne a custo mais baixo e incrementar a produtividade das lavouras de grãos. Para isso, utilizam de áreas agrícolas que ficam em pousio durante o inverno, conhecido como período seco do ano.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sistema é chamado de “Boi safrinha”, “safrinha de boi” ou “pasto safrinha”, tecnologia cada vez mais adotada na região.

“O sistema recebeu esse nome em alusão à segunda safra de milho, também chamada “milho safrinha”. Nele, uma gramínea forrageira dos gêneros Brachiaria ou Panicum é semeada simultaneamente com o milho ou sobressemeada a lanço em soja, a partir do final do enchimento dos grãos até o amarelamento das plantas. Após a colheita da lavoura de grãos, a massa de capim formada para cobrir o solo para o plantio da cultura anual no verão seguinte em Sistema Plantio Direto* (SPD) também pode ser usada como pastagem de curta duração na cria, recria ou terminação de bovinos, promovendo bem-estar animal, diminuindo custos com confinamento, intensificando o uso da área e aumentando a lucratividade das fazendas”, explica a Empresa.

Para a produção de carne, como aponta a avaliação de impactos da Embrapa Cerrados (DF), o Boi safrinha ocupou, no ano-safra 2019/20, 3 milhões de ha no Cerrado, ante 2,3 milhões de ha no ano-safra 2018/19. A área é estimada com base na estimativa de formação de pastagens e cobertura de solo com as espécies forrageiras mais utilizadas para o período seco do ano em sistemas de ILP especializados.

“O Boi safrinha foi uma das 152 tecnologias cujos impactos econômicos, sociais, ambientais e institucionais foram analisados no Balanço Social 2020 da Embrapa, cujos resultados serão anunciados no próximo dia 27 pelo presidente da Embrapa, em uma coletiva virtual de imprensa marcada para as 10h30”, destaca a Embrapa.

Quer saber mais sobre o boi safrinha? Acesse o site da Embrapa. Clique aqui.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

Gecex suspende imposto de importação para milho e soja

avicultura

IEC e IPC assinam memorando em prol das indústrias de ovos e aves