Publicidade

Conteúdo

Avicultura brasileira reage com agilidade e reforça confiança sanitária após foco de IAAP no RS

Com desinfecção concluída e ausência de novos casos, setor trabalha para recuperar status de país livre da doença até meados de junho
Por Marcelo Macaus
Compartilhe este post

A confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no município de Montenegro, Rio Grande do Sul, mobilizou rapidamente representantes do setor avícola, dos governos federal e estadual. Segundo a Comissão Organizadora da 5ª Conbrasul Ovos, a resposta articulada e técnica evidencia a maturidade do sistema produtivo e fortalece a imagem da avicultura brasileira no cenário internacional.

Publicidade

Entre as principais ações adotadas, se destaca a reunião extraordinária promovida nesta quarta-feira (21) pela ASGAV/SIPARGS, que contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/DF e MAPA/RS), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (SEAPI), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), além de lideranças da iniciativa privada e do governo estadual.

De acordo com informações atualizadas, o foco foi devidamente contido e a desinfecção da granja foi concluída. A Nota Técnica COEZOO-RS 05/2025 atesta que não há evidência de disseminação do vírus, e a expectativa é de que o Brasil recupere o status de livre da IAAP em 28 dias, conforme os protocolos internacionais.

Para o presidente da ASGAV/SIPARGS e da 5ª Conbrasul Ovos, José Eduardo dos Santos, a mobilização imediata demonstra a consistência e a credibilidade do modelo sanitário brasileiro.

“A avicultura brasileira demonstra, mais uma vez, sua capacidade de resposta rápida, sua articulação com o poder público e seu compromisso com a sanidade. A união entre os setores é fundamental para mantermos a confiança dos mercados e a segurança do nosso sistema produtivo. O agro brasileiro não para”, afirma.

Situação será um dos temas em debate na 5ª edição da Conbrasul Ovos, previsto para ser realizado de 1º a 3 de junho em Gramado (Foto: Divulgação)

A situação será um dos temas em debate na 5ª edição da Conbrasul Ovos, previsto para ser realizado de 1º a 3 de junho em Gramado (RS), reunindo lideranças nacionais para discutir os rumos estratégicos da avicultura de postura comercial. Segundo José Eduardo dos Santos, o encontro será uma oportunidade de consolidar aprendizados e reforçar o compromisso coletivo com a biosseguridade.

Fonte: Conbrasul Ovos, adaptado pela equipe FeedFood

LEIA TAMBÉM:

Conbrasul Ovos 2025 está mantida e reforça protagonismo frente à Influenza Aviária

Conbrasul 2025 debate desafios e ações no incentivo ao consumo de ovos em Painel de Marketing e Comunicação

Conbrasul 2025 discute cenário econômico e projeções para a produção de ovos no Brasil

Você está em:

Compartilhar

Publicidade

Leia mais sobre :