Os avanços na produção de suínos geneticamente modificados para servirem como doadores de órgãos para transplante foram discutidos por pesquisadores no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), localizado em Piracicaba.
No último mês, o Núcleo Regional de Pesquisa de Tanquinho, do IZ, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu a visita de um grupo de pesquisadores que estudam o uso de órgãos provenientes de suínos para transplante em humanos.
Uma das líderes do projeto nacional, Simone Raymundo Oliveira, destacou a oportunidade de aprendizado que a presença de Luis Mauro Queiroz, ex-membro da equipe que produziu o suíno geneticamente modificado e doador do rim transplantado recentemente em Boston, nos Estados Unidos, proporcionou.
“Sua expertise frente tanto ao ciclo produtivo dos animais, quanto ao processo de transplante foi fundamental, nos proporcionando a aquisição de conhecimentos que garantirão o sucesso do projeto”, afirmou Simone.
Na ocasião, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da empresa XenoBrasil firmaram um projeto de “Produção nacional de suínos geneticamente modificados voltados para o xenotransplante de órgãos em humanos” junto ao IZ.
Durante a visita, foram discutidos os processos, procedimentos, instalações e manejo dos suínos, como também os desafios inerentes às atividades que envolvem todas as etapas do projeto.
De acordo com Simone, desde 2017 a equipe da USP vem pesquisando a técnica, obtendo resultados consideráveis, como a edição genética de células suínas em laboratório, tornando-as incapazes de produzir substâncias que causam forte rejeição imunológica em humanos, e a criação de embriões clones de suínos a partir destas células, que futuramente poderão vir a se desenvolver em animais adultos.
“Agora estamos perto de conseguir os primeiros suínos clones para uso em transplantes”, celebrou a pesquisadora.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Rio Grande do Sul recebe apoio do agro
Mantiqueira anuncia lançamento para a APAS Show 2024
SUSTENTABILIDADE: Agir com o próximo e permitir a sobrevivência dos próximos!