Com o objetivo de fortalecer os esforços de conservação do Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do Brasil, a ADM anunciou uma parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
Por meio do ADM Cares, um programa de investimento socioambiental corporativo, o apoio será direcionado a dois programas do IHP: Brigada Alto Pantanal e Cabeceiras do Pantanal.
Os principais objetivos são a prevenção, realização de um diagnóstico para a implementação de ações de educação ambiental junto às comunidades ribeirinhas, combate a incêndios e proteção de nascentes.
“Por meio da colaboração, garantimos nossa atuação no combate às queimadas, além de contribuirmos de forma efetiva no processo de desenvolvimento de novas formas de monitoramento e preservação em conjunto com as comunidades locais”, afirma Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM no Brasil.
Nos últimos 12 meses, o Pantanal tem enfrentado uma seca persistente, variando de extrema a moderada, o que tem impactado diretamente a ocorrência de incêndios florestais, de acordo com o Monitor Global de Secas.
Dados publicados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ) também mostram que as áreas afetadas pelo fogo, entre os meses de janeiro e junho de 2024, foram as maiores registradas: 627 mil hectares, contra 258 mil hectares atingidos pelos históricos incêndios, no mesmo período, de 2020.
Fonte: ADM, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
IBGE aponta crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos
Indústria de frango registra crescimento de 7,3% nas exportações