Após movimentos contínuos de elevação, preços dos ovos se estabilizaram em São Paulo, como afirma o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
De acordo com o Cepea, a boa liquidez na ponta final da cadeia, uma vez que a procura por ovos está aquecida, aliada à produção controlada permitiram que os preços seguissem em patamar elevado.
“Do lado da demanda, além do período de início de mês, quando o poder de compra da população está maior, colaboradores do Cepea indicam que o retorno das aulas tem aquecido a procura por ovos”, explica o Centro de Estudos.
Ainda de acordo com o Cepea, os elevados preços das carnes também têm favorecido a liquidez dos ovos, que têm valor mais atrativo ao consumidor final. “Quanto à oferta, as temperaturas mais baixas das últimas semanas ajudaram a controlar a produção. Além disso, o setor vem programando descartes de poedeiras, se preparando para os próximos meses, que, historicamente, têm picos de produção e recuo de preços”, finaliza.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM: