Publicidade
AVICULTURA

Conteúdo

Manejo de inverno para frangos de corte é pauta levantada pela Cobb

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
FOTO: REPRODUÇÃO

Uma boa estratégia de manejo direcionada para os dias mais frios tem impacto direto no desempenho dos frangos de corte e, consequentemente na lucratividade do produtor. O aquecimento adequado, uma boa vedação da cortina do galpão e cuidados especiais nestes dias de temperaturas mais baixas, especialmente nas primeiras três semanas de vida das aves, são importantes para um bom arranque de peso e têm consequências positivas ao longo de toda a vida produtiva do animal, defendeu o médico veterinário e especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário. “Um bom arranque de peso é essencial no lote de frango”.

O especialista destaca a importância de um aquecimento adequado não somente na primeira semana de vida, mas sobremaneira na segunda e na terceira semana de vida das aves. “Muitas vezes os produtores reduzem alguns cuidados a partir da segunda semana, quando abrem espaço para os pintinhos. No entanto, este período é muito importante porque as aves ainda não têm capacidade de manter a homeotermia, e falhas nas condições ambientais, podem levar a um arranque de peso mais baixo com consequências negativas ao longo de toda a vida produtiva”, salientou Januário.

Para ele, a grande preocupação no manejo de inverno é a manutenção da temperatura corporal constante. “Precisamos ter foco no aquecimento das aves jovens desde a fase inicial. Assim, é necessário aquecer as granjas para manter o plantel com temperatura constante”. O uso de equipamentos, como campânulas a gás, mais usadas em granjas de matrizes e em algumas granjas de pintos de corte, e fornalhas a lenha, mais comumente utilizadas por aqui, contribuem para manter a fonte de calor para as aves. Além disso, Januário reforçou a importância de seguir a tabela de temperaturas desejadas para cada idade de produção dos frangos, que está disponível nos manuais e nas orientações dos técnicos das empresas.

Outra ferramenta estratégica defendida pelo executivo é um bom manejo das cortinas dos galpões, permitindo um bom isolamento das granjas. “O manejo de abertura e fechamento de cortinas é especialmente importante em granjas convencionais e influenciam os resultados do avicultor. É preciso estar atento no bom isolamento da granja”. Para aviários climatizados, ele destaca trabalhos com ventilação mínima, feita com exaustores em ciclos de ventilação, e o uso de inlets de entrada de ar, que são equipamentos essenciais em granjas climatizadas, encerrou o especialista que discutiu o tema Manejo de Inverno em treinamentos virtuais realizados para equipes técnicas e produtores da Coopavel, da GTFoods e da Avivar.

Fonte: A.I.

LEIA TAMBÉM:

Contínua valorização do milho afeta pecuaristas

Ourofino abre inscrições para programa de estágio

SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa