Camila Santos, de Gramado (RS) I camila@dc7comunica.com.br
No segundo dia da Conbrasfran, realizada em Gramado (RS), José Eduardo do Santos, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), apresentou os resultados das campanhas de valorização do setor avícola realizadas pela associação. A palestra explorou iniciativas recentes voltadas para o fortalecimento da competitividade e da conexão emocional com os consumidores. “Nosso objetivo é engajar o consumidor, conectando-o às marcas por meio de emoções e experiências marcantes”, destacou.
A apresentação abordou o impacto das três edições da campanha realizadas até o momento. “O Brasil é líder global na produção e exportação de carnes, com o setor avícola desempenhando um papel estratégico e os dados comprovam isso com o de 14% nas exportações em 2023, atingindo a marca de R$ 21 bilhões. É por isso que devemos destacar o valor da proteína que produzimos, fortalecendo a presença das nossas marcas no mercado”, disse o presidente.
O uso de inteligência de mercado também foi um ponto central da palestra. “Ferramentas como a Intel GMPD têm auxiliado na análise de tendências, inovação e desenvolvimento de novos produtos”, disse Eduardo que informou que, entre 2023 e 2024, foram lançados 263 novos produtos no mercado de carnes, com destaque para processados e análogos à carne. “As informações de mercado são fundamentais para planejar estratégias e atender à demanda por produtos premium e inovadores”, explicou.
Durante a palestra, ele ressaltou os diferenciais das campanhas da Asgav, que integram elementos emocionais e culturais na comunicação. “A terceira fase da campanha, por exemplo, teve forte apelo às tradições gaúchas, incluindo slogans como “Quem quer sabor e tradição escolhe a carne de frango daqui”. Também contamos com influenciadores digitais para atingir um público jovem, ampliando o alcance por meio de redes sociais e mídia tradicional”, destacou.
Eduardo compartilhou o impacto das campanhas nas redes sociais e na mídia local. “Com alcance de mais de dois milhões e custos operacionais reduzidos, a terceira edição gerou engajamento significativo. Ademais, estamos somando forças com as empresas para alcançar resultados que beneficiem todo o mercado”, pontuou.
A estratégia da Asgav tem sido promover as marcas individualmente, além de valorizar o setor como um todo. “Nossa instituição tem credibilidade para reforçar as mensagens das empresas, destacando a procedência e a qualidade dos produtos gaúchos. Isso fortalece a relação com consumidores e compradores”, afirmou Santos, destacando a relevância da entidade em eventos nacionais e internacionais, como missões na Europa.
Ainda em sua apresentação, o presidente da Conbrasfran reforçou o compromisso da Asgav com a competitividade e inovação, ressaltando o papel das empresas de todos os portes. “O futuro do setor avícola passa pela criatividade, integração e uso de tecnologias emergentes. É um trabalho coletivo, onde a inteligência de mercado, a valorização das marcas e a tradição local se encontram para criar diferenciais no mercado nacional e internacional”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
MAPA e ApexBrasil promovem integração para ampliar a presença do agro brasileiro no mundo
Francisco Turra destaca aprendizado e unidade do Brasil diante do incidente com o Carrefour
Presidente da Asgav fala sobre resiliência e renovação do setor avícola gaúcho na Conbrasfran