BOVINOCULTURA

Conteúdo

Parceria pública e privada avança no monitoramento das emissões no agro

Sistema permitirá avaliar dietas e ingredientes, com o objetivo de reduzir o desperdício de nutrientes e as emissões na produção de proteína animal
feedfood

A Cargill e a Embrapa firmaram uma parceria inovadora para mensurar com precisão as emissões de gases de efeito estufa na pecuária de corte, utilizando câmaras respiratórias climatizadas no laboratório de Juiz de Fora, Minas Gerais. Esse sistema avançado de monitoramento permitirá avaliar dietas e ingredientes, com o objetivo de reduzir o desperdício de nutrientes e as emissões na produção de proteína animal.

Iniciativa traz benefícios para o agro (Foto: Divulgação)

O consultor Técnico Sênior de Carne Bovina da Cargill, Pedro Veiga, destaca que a parceria eleva o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Estamos comprometidos com o produtor rural e, para isso, buscamos parcerias que impulsionam negócios e benefícios ambientais e sociais. Este é um salto em inovação e em nosso entendimento sobre o setor, pois a tecnologia das câmaras climatizadas permite medir uma ampla variedade de gases, o que representa um avanço no monitoramento de emissões”, informa.

A tecnologia utilizada na parceria, exclusiva para a Cargill, possibilita o controle climático individual nas câmaras, permitindo aos pesquisadores da Embrapa testar aditivos alimentares e diferentes dietas de ruminantes em condições locais. “A avaliação de aditivos que mitigam o metano entérico é uma estratégia crucial para alcançar sistemas produtivos de alta eficiência. Com essa metodologia, conseguimos adaptar a tecnologia às necessidades do setor produtivo brasileiro”, afirma Thierry Tomich, líder de Pesquisa em Produção Pecuária Sustentável da Embrapa.

Fonte: Cargill, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA MAIS:

MPA representa o Brasil em evento de combate à pesca ilegal

Estudo afirma que consumo de ovos potencializa memória

Lideranças de Defesa Sanitária estarão na Conbrasfran 2024