Glaucia Bezerra, de Presidente Prudente (SP) | glaucia@dc7comunica.com.br
Após dez anos, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte está de volta, agora em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O evento, que começou ontem, 19, e segue até o dia 23 de novembro, reúne uma ampla programação técnica, leilões, exposições e julgamentos de animais em um único espaço.
Com ênfase na produção de carne de qualidade, a Feicorte espera atrair mais de mil visitantes por dia, oferecendo mais de 40 horas de palestras, fóruns e painéis e contando com a participação de mais de 100 expositores.
De acordo com Carla Tuccilio, CEO da Verum, a cidade de Presidente Prudente foi escolhida para sediar a retomada da feira por ser uma região estratégica: concentra o maior rebanho bovino do estado de São Paulo, com aproximadamente 1,6 milhão de cabeças de gado, e se destaca como polo pecuário devido à sua localização privilegiada.
“A realização da Feicorte foi um grande desafio, mas o apoio de parceiros, criadores, patrocinadores e empresas que acreditam na força desse evento tornou essa retomada possível. A Feicorte é uma marca que, mesmo após 10 anos, nunca foi esquecida, e agora temos um palco no qual a carne é a estrela principal”, destaca e responsável pelas últimas oito edições do evento.
Governo anuncia lançamento do SIRBBOV-SP
A Feicorte também foi cenário de importantes anúncios oficiais do Governo de São Paulo, realizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Na ocasião, o governador Tarcísio Freitas, acompanhado do secretário de Agricultura Guilherme Piai, divulgou um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento da pecuária no estado.
Entre os principais anúncios está a implementação do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Estado de São Paulo (SIRBBOV-SP), desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA. Essa iniciativa visa monitorar individualmente os animais, promovendo maior competitividade ao setor pecuário paulista e facilitando o acesso a novos mercados.
Outro ponto de destaque foi a entrega de 502 títulos de regularização fundiária. Essa distribuição incluiu 50 títulos para pequenos, médios e grandes produtores, abrangendo 11,4 mil hectares; 326 títulos destinados a lotes de assentamentos em 6 mil hectares; 100 títulos para propriedades em assentamentos totalizando 2,5 mil hectares; além de 26 títulos de áreas pertencentes ao estado.
A Feicorte segue até sábado, 23, com programação técnica, leilões e a inédita Beef Hour. A ação é um festival gastronômico com cortes especiais como picanha, costela, cupim, hambúrgueres e entre outros, preparados por alguns dos mais relevantes assadores do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Feicorte: Governador de SP anuncia Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos
Feicorte reúne principais raças bovinas em Presidente Prudente (SP)