AVICULTURA

Conteúdo

Alta no preço dos ovos impacta poder de compra dos avicultores

Cenário contrasta com os principais insumos da avicultura de postura: enquanto o milho encareceu, o farelo de soja teve uma leve desvalorização
feedfood

O mercado de ovos apresentou um aumento nos preços ao longo de outubro, registrando uma valorização em relação ao mês anterior, conforme dados do Cepea. Este cenário contrasta com os principais insumos da avicultura de postura: enquanto o milho encareceu, o farelo de soja teve uma leve desvalorização, indicando dinâmicas diferentes nos custos de produção.

Para o avicultor de postura paulista, o poder de compra em relação ao milho sofreu uma queda pelo quarto mês consecutivo, impactado pela alta no valor do cereal, essencial na ração das poedeiras. Já em comparação com o farelo de soja, houve uma melhora no poder de compra, quebrando uma sequência de seis meses de retração.

A alta nos preços dos ovos foi impulsionada, segundo o Cepea, pela recuperação da demanda no início de outubro, especialmente na primeira quinzena, que sustentou o valor médio mensal. Além disso, a oferta foi reduzida devido ao descarte de poedeiras mais velhas, uma prática comum que visa ajustar o estoque de aves e manter a produção em níveis competitivos.

ave poedeira
Oferta foi reduzida devido ao descarte de poedeiras mais velhas (Foto: Reprodução)

Essas oscilações refletem as pressões no custo de produção da avicultura de postura, que deve manter os avicultores atentos à gestão dos insumos, especialmente em um contexto de valorização dos ovos, mas com desafios de rentabilidade em relação ao milho.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Nebraska destaca-se com soluções em proteína animal na EuroTier 2024

EUDR impulsiona pecuária brasileira para atender padrões globais

Simpósio Brasil Sul reúne especialistas para impulsionar o setor de leite