Segundo maior importador de produtos agrícolas da Ásia, a Tailândia é um parceiro estratégico para o Brasil no Sudeste Asiático, com grande potencial para a diversificação de exportações agrícolas. Por isso, na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, esteve em na capital do país, Bangkok, para uma série de compromissos estratégicos, incluindo o Encontro dos SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas do Sudeste Asiático e Oceania.
Com o objetivo discutir novas estratégias e ações pragmáticas para expandir e aprofundar as relações econômicas entre o Brasil e os países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e Oceania, o evento foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), sob a liderança do presidente Jorge Viana, e pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o MAPA.
A ASEAN, composta por Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã, se consolidou como o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2023, superando o Mercosul. Atualmente, o Brasil exporta mais para cinco economias da ASEAN – Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Vietnã – do que para países tradicionais do G7, como Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.
O evento também foi uma oportunidade para explorar o estudo “Impulso das Exportações”, da ApexBrasil, que identificou mais de 2000 oportunidades para produtos brasileiros na ASEAN, com destaque para combustíveis, produtos alimentares e manufaturados.
Nos encontros, foram abordados o compromisso mútuo de promover o comércio entre os dois países, especialmente no setor agropecuário, e o potencial de ampliação do comércio de produtos agropecuários, considerando as exigências sanitárias locais para garantir o alinhamento entre as duas nações. Dra. Nalinee destacou o Brasil como o principal parceiro comercial da Tailândia na América Latina e Caribe e o 23º no mundo, com o comércio bilateral somando US$ 6,266 bilhões em 2023, ano que também marca o 65º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. Durante as conversas, ficou evidente que o Brasil pode servir como um importante portal para produtos tailandeses na América do Sul, assim como a Tailândia pode ser uma ponte de entrada para produtos brasileiros na ASEAN.
Além disso, houve discussões sobre a troca de conhecimentos em técnicas de pecuária sustentável, como o sistema “Grass-fed” no Brasil, onde o gado é criado de forma natural e alimentado diretamente com pastagem.
A missão também foi uma oportunidade para o secretário da SCRI alinhar pessoalmente estratégias com os demais adidos agrícolas da região: Juliano Vieira, no Vietnã; Bruno Breitenbach, na Indonésia; Luiz Caruso, em Singapura; e Daniela Aviani, na Austrália.
“Com o encerramento desta missão, reafirmamos nosso compromisso com a expansão do agro brasileiro nos mercados internacionais, alinhando nossos esforços aos do MRE e da ApexBrasil para aumentar e diversificar as exportações para a ASEAN. Esta visita à Tailândia fortaleceu os laços entre nossos países e abriu novas possibilidades de cooperação com toda a região, em um momento em que o mercado asiático ganha ainda mais relevância para o comércio global brasileiro”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
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