O novo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Rua, apresentou, nesta quinta-feira (10), suas propostas de trabalho em reunião com a imprensa. Durante o encontro, ele destacou seu compromisso em fortalecer as relações comerciais do Brasil no mercado internacional, com foco em gerar novas oportunidades para os produtores rurais do país e enfatizou a continuidade do trabalho de expansão e consolidação de mercados internacionais, seguindo as diretrizes do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Na reunião, o secretário mencionou que um dos principais focos de sua gestão será a diversificação da pauta agrícola e a ampliação do número de adidos agrícolas no exterior. “Estamos avaliando novas posições para adidos, com expectativa de aumentar ainda mais a presença do Brasil no mercado global em 2025. Essa estratégia de diálogo e expansão tem dado resultados expressivos, destacando a abertura de 253 mercados em 60 países desde o início deste governo”, declarou.
Rua também falou sobre a importância de continuar avançando nesse ritmo, com a meta de alcançar 300 mercados abertos até o final de sua gestão, destacando que o trabalho em conjunto com as áreas técnicas do MAPA será essencial para atingir esse objetivo, garantindo que o Brasil amplie sua presença em mercados estratégicos.
Sobre a realização da COP 30, que será sediada em Belém (PA) no próximo ano, ele afirmou que o evento será uma oportunidade para o Brasil demonstrar a sustentabilidade de sua agropecuária e seu papel na segurança alimentar global.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Semana positiva para exportações de carne suína brasileira
MPA e Senar promovem assistência técnica a aquicultores
O impacto da redução de antibióticos para garantir produtos de qualidade e suínos saudáveis