Com uma crescente demanda global, a Turquia surge como um novo destino estratégico para a exportação de heparina bovina. A abertura de mercado representa uma oportunidade significativa para o setor agrícola e farmacêutico.
Neste cenário, o governo brasileiro recebeu a autorização para que o Brasil exporte heparina crua bovina para a Turquia. O subproduto animal é usado na fabricação de medicamentos e dispositivos médicos por suas propriedades anticoagulantes.
Em maio de 2024, o governo turco já havia autorizado a exportação pelo Brasil de gelatina e colágeno não comestíveis, ovoprodutos e vísceras destinadas à alimentação animal.
Com isso, o país foi o 13º maior destino das exportações agrícolas brasileiras em 2023. No ano passado, o Brasil exportou cerca de US$2,42 bilhões em produtos agrícolas para o mercado turco.
Entre os principais produtos, o complexo da soja, têxteis e café se destacam. Nos primeiros sete meses deste ano, o agronegócio brasileiro exportou mais de US$2,16 bilhões para a Turquia.
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro conquista a sua 101ª abertura de mercado no ano, somando um total de 179 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
IBGE aponta crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos
Indústria de frango registra crescimento de 7,3% nas exportações