Revista FEED & FOOD | Digital

Fevereiro 2023 | 190

Mensagem da editora

A pandemia, a guerra entre Rússia e Ucrânia e as dificuldades climáticas criaram um cenário global de incertezas, volatilidades e desajustes na oferta e demanda de produtos e insumos agropecuários.
Diante das dificuldades, o setor agropecuário brasileiro se mostrou resiliente, profissional e capaz, encarando toda a situação como uma oportunidade.
O Brasil não ganhou apenas novos mercados, mas também confiança. O agro verde e amarelo se consolidou como um fornecedor confiável, responsável pela garantia da segurança alimentar da população global.
Conseguimos aproveitar os movimentos de alta de preços e redirecionamento de demanda, ampliando a produção e os embarques, principalmente em direção aos mercados asiáticos.
Isso tudo sem abrir mão da qualidade e da segurança das nossas produções.
Deste modo, os dados consolidados em 2022 corroboram o discurso: o valor das exportações do agro brasileiro atingiu novo recorde, somando 159 bilhões de dólares, uma alta de 32% em relação ao ano anterior (120 bilhões de dólares).
Em uma análise além dos números, fica nítido como o Brasil demonstrou grande capacidade de reação a essa conjuntura volátil e imprevisível, que resultou em forte impulso à produção doméstica, apesar de um aumento expressivo nos custos de produção.
O Brasil é hoje líder no ranking mundial das exportações em uma série de produtos, como carne bovina, carne de frango, soja, açúcar e suco de laranja.
Além destes, segundo análise do Insper Agro Global, “tudo indica que em menos de uma década vamos nos consolidar como maiores exportadores mundiais de milho e algodão, que nasceram recentemente na esteira da ‘safrinha’ da soja”.
Em 2023, o setor agropecuário brasileiro, motor da economia brasileira, tem tudo para se manter nesta rota de crescimento, contribuindo ainda mais para a economia do País.
Nosso grande desafio são os custos de produção, contudo, com tecnologias e base na ciência, o setor ruma em direção à sustentabilidade e a abertura de novos mercados.
A Feed&Food acredita em um 2023 de sucesso para o setor. Estamos otimistas e temos certeza que, seja na revista impressa ou em nossas plataformas digitais, traremos boas notícias, muitas inovações e histórias positivas do setor neste ano.

João Paulo Monteiro
Editor

Confira também as outras edições da revista Feed&Food