O Prêmio Mulheres das Águas reconhece a participação feminina em áreas científicas de importância no avanço do conhecimento relacionado à água.
No setor durante 47 anos, a doutora em Ecologia e Recursos Naturais com pós-doutorado e atuação na área de Parasitologia de Peixes, Maria José Ranzani, iniciou no serviço público em 1972.
Aposentada desde 2019 no Instituto de Pesca, a paulista foi indicada à categoria “Pesquisa” do prêmio pela Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos (Abrapoa), da qual foi uma das fundadoras em 1998 e presidente entre 1992 e 1994.
A extensa carreira acadêmica da pesquisadora envolveu as áreas de biologia de peixes e anfíbios (reprodução, hematologia, microbiologia, parasitologia, sanidade e aquicultura), ministrando aulas em diversas instituições de ensino, como na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A ganhadora participou da organização de cinco edições do Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos (Enbrapoa), como também é revisora de periódicos nacionais e internacionais na própria área de atuação.
Fonte: MPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Pescado é adicionado na cesta básica nacional